A ideia é simples, mas ousada: mudar a forma como os jogadores jogam RPG de mesa, para poderem só focar na diversão, interpretação e sem se preocupar com todos o resto. Reunir tudo que facilite e agilize as partidas de RPG em um único lugar, desde os materiais para criar personagens, aos tradicionais dados de RPG, à gestão e organização de XP para campanhas, organização de fichas e compatível com qualquer sistema de RPG que seus delírios mais audaciosos produzirem.
Como esse sonho será possível?
Quem diz o quão longe você pode ir ou o quão grande seus sonhos podem ser? Somente você. Essa é a verdade que todos deveriam seguir. O Orc and Roll ou Orc & Roll (para os íntimos) nasceu acreditando nisso, que será tão grandes quanto os sonhos mais loucos permitirem!
Mas tudo que vai ser grande começa pequeno, então o Orc & Roll ainda está só nascendo. Quem seria? Como seria? O que seria?
Mudar a forma como os jogadores jogam RPG de mesa
Não existia uma cara, nem uma personalidade, afinal Orcs são as criaturas mais comuns nas fantasias, desde as lendas anglo-saxônicas do século 16, até quando Orc era um termo do inglês arcaico que definia um deus menor do subterrâneo (ainda uma mescla de Orc e Ogro), até quando o mestre que transformou o conceito o conceito moderno do que entendemos da palavra John Ronald Reuel Tolkien, ou simplesmente Tolkien para os íntimos.
Quando Tolkien criou os Orcs inicialmente eles eram o que hoje entendemos por Goblins, mas o conceito foi se transformando conforme Tolkien escrevia mais e mais. Com o tempo o termo designava algo contrário aos Elfos. A ideia era que precisava haver um “grande mal” (falaremos desse conceito em outro post) narrativo para ser o inimigo das histórias que Tolkien escreveu para seus filhos.
Aí entra o começo da história, voltando no tempo, vá até antes dos conceitos que inspiraram Tolkien existirem e você verá que o termo designa o desconhecido, o que a humanidade não sabia muito bem da existência e por ser difícil de alcançar demonizava.
O Orc & Roll nasceu desse conceito, ele é mais que um site, é uma ideia difícil de alcançar, mas ao contrário dos mitos e lendas ele é algo que existe para o bem por isso a cara dele deveria refletir a convergência desses conceitos.
A face do Orc
Mas um Orc por si só não faz guerra, já diria Saruman. Por isso ele precisava de algo mais. Precisava do maior símbolo do RPG junto a ele e uma piada ruim para ficar fácil de lembrar, assim surgiu o nome Orc & Roll, que você sempre lembrará com um sorriso amarelo pelo trocadilho com Rock`n`Roll e muito carinho no coração pela ideia.
Foram noites de estudo e teste até algumas ideias nascerem. Até que uma ideia diferente, mais moderna surgiu e assim como toda boa ideia ela é perfeita, mas não definitiva. Por isso, eis a cara do Orc & Roll.
A ideia é simples: Nasceu para mudar como os jogadores jogam RPG de mesa.