Afinal qual o significado do termo RPG? Role-Playing Game é o termo em inglês para RPG. Em português a tradução de RPG seria Jogo de Interpretação de Papéis e também é um técnica de fisioterapia, mas nesse post vamos falar só do jogo (risos), ok?
Observação aleatória, já vi várias discussões que deveríamos chamar de JIP (Jogo de Interpretação de Papéis), mas a sigla não tem como pegar porque é ruim demais.
Ao contrário da maior parte dos jogos do mercado, RPGs de mesa estão mais alinhados com um modelo de jogo social, onde o objetivo é interação social e a atividade conjunta das pessoas, mas sem necessariamente estar limitado a isso.
Existem muitas formas, estilos e mecânicas para se jogar RPG disponíveis, mas na maior parte delas existe uma pessoa que tem o papel de contar a história.
Essa pessoa narra os eventos detalhadamente enquanto os demais jogadores descrevem suas ações e escolhas em relação aos eventos narrados. Esse narrador é também chamado de storyteller (em inglês “contador de histórias”) ou mestre.
Teoricamente não. Mas o bom senso é a principal regra quando se joga RPG e some isso a uma boa dose de mecânicas consistentes disponíveis.
As mecânicas de um jogo de RPG são chamadas de sistemas de RPG.
Um sistema de RPG é o conjunto de regras que o narrador adota em conjunto com os jogadores para poderem jogar com limites combinados.
A grande maioria dos sistemas usam dados para determinar se algo aconteceu ou não. Acrescentando uma pitada de sorte ao jogo.
Em tese duas. Mas na prática o ideal é um narrador e de três a quatro jogadores, mas não é raro ver grupos com até mais de dez pessoas.
A quantidade de pessoas também está ligada ao sistema de regras que o grupo de RPG está utilizando. Afinal existem sistemas que são construídos para os jogadores se complementarem.
Outro ponto importante é o tipo de história jogada. Porque se você estiver jogando em um cenário futurista com espaço sideral você não tem nenhuma forma de respirar lá, o jogo acabará muito rápido ou terá uma temática de sobrevivência desesperada, por exemplo.
Existem no mercado diversos tipos de histórias montadas de RPG e é só você comprar o livro ou mesmo conferir outras postagens aqui do Orc & Roll.
Cenário é um conjunto de elementos que formam uma espécie de kit para você jogar. Nele haverá descrição de diversos elementos prontos que você irá consumir e se divertir.
Mas como já falamos a tradução de RPG seria Jogo de Interpretação de Papéis, isso associado ao cenário traz algumas premissas que guiarão os jogadores e o personagens que jogarão.
Por exemplo, se você escolhe um cenário como Tormenta 20, Pathfinder 2 ou Arcania você terá já definidos alguns parâmetros. Nos 3 sistemas tem conjuntos de classes que vão definir os poderes do jogadores.
Passamos por vários conceitos do que é RPG, entendendo eles com carinho e formando um grupo você terá tudo que precisa para se divertir jogando RPG.
Por fim, mas não menos importante criamos um personagem exemplo para você, o Germanus Rat-eater um guerreiro para outro cenário conhecido, o Forgotten Realms usando o sistema Dungeons and Dragons 5.0.
Torço para que seja uma inspiração para você começar a jogar o quanto antes.
Se tiver dúvidas, pode comentar abaixo que te explicaremos tudo!
Quando mestro sessões de RPG, sempre busco maneiras de mergulhar meus jogadores mais profundamente na… Read More
Vou te levar agora por uma fascinante jornada pelo mundo dos Board Games, mergulharemos na… Read More
Narrar uma sessão de RPG é como tecer uma tapeçaria de histórias, e eu acredito… Read More
Em qualquer tipo de jogo, a personalização sempre foi um aspecto importante para os jogadores.… Read More
Bem-vindo ao nosso guia definitivo dos 10 principais pontos turísticos de Baldur's Gate, uma cidade… Read More
O curioso sobre esse tópico é considerando o tamanho da obra envolvendo Forgotten Realms como… Read More