RPG de mesa

Como construir uma boa ambientação em RPG?

Podemos conceituar ambientação em RPG como sendo os elementos narrativos que formam o cenário onde se passam as aventuras e as campanhas, não apenas localidades físicas em si, mas os personagens que as habitam o mundo, sua história e seu funcionamento.

 

Também fazem parte da ambientação elementos abstratos complexos, como o funcionamento de guildas, o sistema de impostos e taxas de uma cidade, a hierarquia de um exército, as datas importantes do calendário de uma civilização, as rotas de comércio de um reino ou mesmo a movimentação e interação de monstros e criaturas selvagens com as sociedades das raças civilizadas.  

 

Um bom narrador é capaz de perceber o quão profundamente ele realmente precisa adentrar nessas questões, visto que elaborar esses novos mundos consome muito tempo – principalmente para os narradores mais vaidosos. Por essa razão, a trago essa postagem para narradores preocupados em construir mundos maiores e elaborados. Aqui, desenvolveremos parâmetros e ferramentas básicas para construção de um mundo completo e interessante para você e os jogadores chamarem de seus.

 

As tavernas eram baixas e com tetos pesados. Imagem de Pixalbay.

 

Qual a importância da ambientação?

 

É a ambientação a responsável por conferir profundidade e realismo à aventura, é a base que permite aos jogadores se sentirem parte de algo que de fato é coerente e “vivo “.

 

Através da construção organizada da ambientação, o Narrador terá um maior domínio sobre as consequências das ações dos jogadores sobre o mundo, e do fluxo geral de acontecimentos em seu cenário de campanha.

 

As “Seis perguntas guia”: O que, por que, como, quando, quem, onde.

 

A ambientação é composta por elementos narrativos: seja um local; um personagem; um objeto importante; ou até mesmo elementos abstratos como os citados acima. 

 

Para que todos os elementos se encaixem de forma funcional e ordenada para cumprir seu papel – tanto prático quanto narrativo na história – devemos submetê-los ao que chamamos de “Seis perguntas guias”: o que; por que; como; quando; quem; onde.

 

Como é mais eficaz demonstrar do que apenas descrever, vamos demonstrar a aplicação das perguntas guias a um elemento narrativo bastante conhecido por muitos, presente em grande parte das aventuras, a taverna!

 

[O que] Qual a definição deste elemento narrativo?

 

Uma taverna, chamada Dama do Lago, que também é uma estalagem, em que há um estábulo para abrigar alguns cavalos dos hóspedes da estalagem, e que produz a própria cerveja.

 

[Por que] Qual o motivo de ser deste elemento, tanto prático como narrativo?

 

Tavernas são praticamente uma unanimidade em cidades de todos tamanhos, pelo motivo prático de que viagens a cavalo podem ser bastante longas e tanto os viajantes como os cavalos necessitam de um lugar para descansar, comer e passar a noite.

 

Do ponto de vista da narrativa, tavernas são ótimos lugares para se inserir ganchos na história, como por exemplo: 

 

  1. Obter uma informação com o taverneiro.
  2. Encontrar-se com alguém sem parecer (muito) suspeito.
  3. Pregar um cartaz de “procura-se”.
  4. Divulgar uma recompensa para aquele que matar o terrível ogro que habita as florestas.

 

Related Post

[Como] De que forma este elemento “funciona”?

 

A Taverna Dama do Lago é uma taverna que possui em seu salão principal 10 mesas com 4 cadeiras cada, conta também com 10 quartos (cinco no andar inferior e cinco no andar superior), um estábulo com capacidade para 16 cavalos, uma cozinha, uma despensa, um pequeno quarto de ferramentas e materiais diversos bem como um “banheiro” externo.

 

As tabernas modernas são ótimas inspirações para ambientação também. Imagem de pixalbay.

 

Esta taverna é um negócio de família, todas as suas atividades diárias são realizadas por membros dessa família, que também vivem nela em aposentos separados, eles obtêm os alimentos e materiais que utilizam direto dos produtores da cidade, não tendo necessidade de comprar nada de cidades vizinhas.

 

A Dama do Lago recebe hóspedes 24 horas por dia e 7 dias por semana, porém a cozinha inicia suas atividades às 7 da manhã e encerra seu funcionamento por volta das 22 horas, só sendo possível reservar um quarto a partir das 17 horas, e sendo preciso desocupá-lo após o meio dia. A rabugenta taberneira decidirá se os hóspedes terão direito a jantar e café da manhã por um preço adicional ou incluído no pernoite.

 

[Quando] Quando surgiu esse elemento e, se for o caso, quando foi seu fim?

 

A Taverna Dama do Lago foi criada há 20 anos por uma família de mercadores da região que viram a oportunidade de abrir mais uma taverna devido ao crescimento da cidade, e está funcionando até o presente.

 

[Quem] Quem frequenta, gerência, é dono ou tem relação com este elemento?

 

Onde (qual a localização do elemento em questão)?

 

Wilbour Harken é o dono da Taverna Dama do Lago, e, junto com sua esposa Bella, seu filho mais velho Wolfred e sua filha mais nova Liláh, tem mantido este negócio familiar de forma exemplar!
Cada membro da família é responsável por tarefas específicas; Wilbour é responsável por receber o dinheiro dos hóspedes e pagantes e por cuidar dos cavalos destes. Wolfred é responsável pela manutenção do lugar, pela compra de ferramentas e pela limpeza. Liláh fica responsável por servir as pessoas, arrumar os quartos e comprar os mantimentos, enquanto Bella é a responsável por administrar a cozinha.

 

Como as pessoas que frequentam se vestem? Imagem de Needpix.

 

Esta taverna pode ser ambientada em qualquer cenário a sua escolha, podendo estar localizada próxima à entrada/saída mais movimentada da cidade, numa área central, ou mesmo no subúrbio periférico da cidade, isso dependendo apenas do papel que esta taverna desempenhará nas aventuras e do “tipo” de pessoas que o Narrador quiser que a frequente.

 

Do micro para o macro e vice-versa: Ao criarmos um elemento narrativo, se considerarmos como “micro ambiente” – os lugares por onde os jogadores estarão de fato – e “macro ambiente” – sendo toda a sociedade onde os personagens estão inseridos no presente -, devemos nos perguntar: qual a importância e como o elemento em questão afeta o ambiente imediato onde a aventura se passa, e como ele é afetado por esse ambiente ? Em contrapartida, qual é o papel do mesmo no decorrer da campanha (se houver um), e como ele é afetado por eventos de larga escala ou mesmo globais ?

 

Como seria um festival medieval na porta dessa taberna? Como as pessoas andariam e falariam? Imagem de Needpix.

 

O fator jogador: Pensar como o jogador vivenciará determinado elemento é fundamental para conferir profundidade a ele. O que os sentidos do jogador perceberão sobre determinado elemento? Qual sensação ele passa? Existem coisas que podem ser percebidas mediante rolagem de dados ?

 

A dica que vale ouro: Pra terminar, é importante sabermos que, por mais organizado, coeso e crível que um elemento narrativo possa ser, o que diferenciará um elemento apenas funcional de um elemento memorável é aquilo que ele faz os jogadores sentirem. 

 

E você? O que você sentiu ao ler esse artigo? Esperamos ter ajudado você a construir sua aventura épica com essas valiosas dicas. Conte-nos como você gosta de construir seus cenários e quais as técnicas você usa para desenvolvê-los. Você é um Narrador que mantém os jogadores nos trilhos ou deixa um mundo aberto para eles se aventurarem? Compartilhe sua opinião no espaço de comentários abaixo. A Orc & Roll é uma espaço de diálogo e construção e suas experiências são muito bem vindas aqui, quem sabe você não ganha um espaço para publicar também?

 

Existem experiências agradáveis, desagradáveis, experiências memoráveis e experiências épicas! Portanto, se você quer ser considerado um grande Narrador de RPG, nunca se esqueça de tentar encantar com histórias, além de apenas contar histórias.

 

Disqus Comments Loading...

Recent Posts

O Poder dos Sons Ambiente e da Música no RPG

Quando mestro sessões de RPG, sempre busco maneiras de mergulhar meus jogadores mais profundamente na… Read More

12 meses ago

Os Board Games mais antigos do Mundo, Uma Jornada

Vou te levar agora por uma fascinante jornada pelo mundo dos Board Games, mergulharemos na… Read More

12 meses ago

Como Narrar Conflitos Morais em RPG: Técnicas Essenciais para Mestres Criativos

Narrar uma sessão de RPG é como tecer uma tapeçaria de histórias, e eu acredito… Read More

1 ano ago

O quer dizer a expressão “homebrew d&d”?

Em qualquer tipo de jogo, a personalização sempre foi um aspecto importante para os jogadores.… Read More

1 ano ago

Baldurs Gate – Turismo pela cidade mais conhecida de Faerun

Bem-vindo ao nosso guia definitivo dos 10 principais pontos turísticos de Baldur's Gate, uma cidade… Read More

1 ano ago

Coleta, Cultivo e Caça na Costa da Espada

O curioso sobre esse tópico é considerando o tamanho da obra envolvendo Forgotten Realms como… Read More

1 ano ago