Histórias e Experiência

Magic The Gathering com Disney e clássicos infantis

Eu nunca pensei que falaria de outras coisas fora de RPG por aqui, mas a Wizard of the Coast, empresa do grupo Hasbro, mandou bem demais em narrativas na ultima novidade que ela trouxe para o mercado e não tenho como ignorar. Clássicos da literatura infantil e histórias que ficaram famosas pela Disney são a grande parte da temática da edição Throne of Eldraine que é uma expansão de Magic The Gathering.

Como tudo começou?

Primeiro eu vi a bombástica notícia que a Netflix produzirá uma série animada baseada no enredo de Magic The Gathering (MTG):

Por isso, comecei a seguir mais de perto o enredo. Vi o belíssimo Guildmasters – Guide to Ravnica, que é um livro publicado também pela Wizard e pensei: “cara, existe muito lore maneiro e RPG por trás do jogo de cartas”. Enfim, mantive isso comigo alguns meses e não escrevi coisa alguma, assim como vi pouca gente escrevendo também.

Capa Oficial do Livro: Guildmasters – Guide to Ravnica

A reviravolta

Hoje, vendo o twitter e algumas conversas, vi que a Wizard teve a brilhante sacada de usar uma estratégia de marketing para divulgar e levar ao MTG a novos jogadores com sutis (ou nem tanto) referências a clássicos da Disney que por sua vez vem de um lindo corpo de histórias e obras literárias.

Isso é muito legal porque convida um público novo a olhar com mais atenção e respeito para o produto. Somando, ainda, a série da Netflix a essa estratégia, penso que temos um ótimo ganho para o cenário mundial de RPG e cardgames. Ao mesmo tempo que essa ação global da Hasbro rolando aqui no Brasil o incrível financiamento de quase 2 milhões de reais do Tormenta20, só tornou o resultado exponencial.

Cinderela

Começamos com um conto que usamos em um outro post aqui do blog, Seis tramas da Literatura Clássica aplicadas ao RPG. O mais legal que é que arte é tão intuitiva que nem preciso explicar, você entenderá.

Related Post

  • Enchanted Carriage – Carruagem Encantada
  • Crystal Slippers – Chinelos de Cristal (ou sapatinhos)
  • Midnight Clock – Relógio da Meia-Noite.

Passamos por outros clássicos como Branca de Neve, João e o Pé de Feijão, João e Maria, Pinóquio e A Bela e a Fera

Aqui temos algumas referências explícitas como Seven Dwarves (Sete Anões), da Branca de Neve, e outras que você precisa fazer correlação com a história para entender melhor, por exemplo, Gilded Goose (Ganso Dourado), Goldden Egg (Ovo de Ouro) e Giant Killer (Matador de Gigantes) que são referencias a João e o Pé de Feijão.

Witch’s Oven (Forno da Bruxa) e Bake into Pie (Assado dentro de uma Torta) são uma referência ao conto João e Maria, que na história a bruxa tenta assar eles uma torta. Lovestruck Beast (algo tipo, Besta atingida pelo Amor) foi uma carta com regras diferentes e que não faz nada a menos que uma criatura 1/1 humana faça algo, clara a história de Bela e a Fera. E Inquisitive Puppet (Marionette Inquisitiva) que pode se transformar em humano, além de serem um combo no jogo com Lovestruck Beast, é referente ao Pinóquio.

Fechando com o Os Três Porquinhos, Cachinhos Dourados, Rapunzel e referências

Seguimos com mais alguns clássicos:

  • Blow Your House Down (Assopro sua casa abaixo), do mais do que clássico Os três Porquinhos
  • Flaxen Intruder (algo como, Intruso de Linho) que para mim ficou como uma versão psicopata da Cachinhos Dourados
  • Trapped in the Tower (Presa na Torre) que é a princesa Rapunzel e suas madeixas gigantescas.

Em seguida , vêm mais duas cartas que são interpretativas. A primeira Once Upon a Time (Era uma vez…) é uma clara referência a temática de contos de fadas. Beloved Princess (Princesa Amada) no começo eu achava que era uma princesa qualquer, até ler a descrição da carta “Sometimes a gentle Slipper can travel where an armored boots been denied” (Algumas vezes um sapatinho gentil pode ir aonde uma bota de armadura  não pode) e me fez pensar na Cinderela, mas é interpretativo.A terceira, True Love Kiss (Beijo do Verdadeiro Amor) é o clássico beijo da princesa que desfaz o artefato sapo, de A Princesa e o Sapo.

Conclusão

Achei tudo incrível! Foi realmente surpreendente ver todas essas cartas e ainda mais incrível ver que empresas de RPG tem saído realmente da caixa para inovar. No Brasil, vemos incríveis trabalhos, mas que são pouco reconhecidos.  Essa foi a primeira vez que vi uma empresa mainstream tentando surpreender de forma disruptiva. Essa expansão Throne of Eldraine está prometendo que vai chama atenção enquanto aguardamos ansiosamente  a animação da Netflix.

Eilandril

Narrador e jogador de RPG há 15 anos. Estudante apaixonado por teatro e literatura fantástica.

Disqus Comments Loading...

Recent Posts

O Poder dos Sons Ambiente e da Música no RPG

Quando mestro sessões de RPG, sempre busco maneiras de mergulhar meus jogadores mais profundamente na… Read More

12 meses ago

Os Board Games mais antigos do Mundo, Uma Jornada

Vou te levar agora por uma fascinante jornada pelo mundo dos Board Games, mergulharemos na… Read More

12 meses ago

Como Narrar Conflitos Morais em RPG: Técnicas Essenciais para Mestres Criativos

Narrar uma sessão de RPG é como tecer uma tapeçaria de histórias, e eu acredito… Read More

12 meses ago

O quer dizer a expressão “homebrew d&d”?

Em qualquer tipo de jogo, a personalização sempre foi um aspecto importante para os jogadores.… Read More

1 ano ago

Baldurs Gate – Turismo pela cidade mais conhecida de Faerun

Bem-vindo ao nosso guia definitivo dos 10 principais pontos turísticos de Baldur's Gate, uma cidade… Read More

1 ano ago

Coleta, Cultivo e Caça na Costa da Espada

O curioso sobre esse tópico é considerando o tamanho da obra envolvendo Forgotten Realms como… Read More

1 ano ago