Histórias e Experiência

Magic The Gathering com Disney e clássicos infantis

Eu nunca pensei que falaria de outras coisas fora de RPG por aqui, mas a Wizard of the Coast, empresa do grupo Hasbro, mandou bem demais em narrativas na ultima novidade que ela trouxe para o mercado e não tenho como ignorar. Clássicos da literatura infantil e histórias que ficaram famosas pela Disney são a grande parte da temática da edição Throne of Eldraine que é uma expansão de Magic The Gathering.

Como tudo começou?

Primeiro eu vi a bombástica notícia que a Netflix produzirá uma série animada baseada no enredo de Magic The Gathering (MTG):

Por isso, comecei a seguir mais de perto o enredo. Vi o belíssimo Guildmasters – Guide to Ravnica, que é um livro publicado também pela Wizard e pensei: “cara, existe muito lore maneiro e RPG por trás do jogo de cartas”. Enfim, mantive isso comigo alguns meses e não escrevi coisa alguma, assim como vi pouca gente escrevendo também.

Capa Oficial do Livro: Guildmasters – Guide to Ravnica

A reviravolta

Hoje, vendo o twitter e algumas conversas, vi que a Wizard teve a brilhante sacada de usar uma estratégia de marketing para divulgar e levar ao MTG a novos jogadores com sutis (ou nem tanto) referências a clássicos da Disney que por sua vez vem de um lindo corpo de histórias e obras literárias.

Isso é muito legal porque convida um público novo a olhar com mais atenção e respeito para o produto. Somando, ainda, a série da Netflix a essa estratégia, penso que temos um ótimo ganho para o cenário mundial de RPG e cardgames. Ao mesmo tempo que essa ação global da Hasbro rolando aqui no Brasil o incrível financiamento de quase 2 milhões de reais do Tormenta20, só tornou o resultado exponencial.

Cinderela

Começamos com um conto que usamos em um outro post aqui do blog, Seis tramas da Literatura Clássica aplicadas ao RPG. O mais legal que é que arte é tão intuitiva que nem preciso explicar, você entenderá.

Related Post

  • Enchanted Carriage – Carruagem Encantada
  • Crystal Slippers – Chinelos de Cristal (ou sapatinhos)
  • Midnight Clock – Relógio da Meia-Noite.

Passamos por outros clássicos como Branca de Neve, João e o Pé de Feijão, João e Maria, Pinóquio e A Bela e a Fera

Aqui temos algumas referências explícitas como Seven Dwarves (Sete Anões), da Branca de Neve, e outras que você precisa fazer correlação com a história para entender melhor, por exemplo, Gilded Goose (Ganso Dourado), Goldden Egg (Ovo de Ouro) e Giant Killer (Matador de Gigantes) que são referencias a João e o Pé de Feijão.

Witch’s Oven (Forno da Bruxa) e Bake into Pie (Assado dentro de uma Torta) são uma referência ao conto João e Maria, que na história a bruxa tenta assar eles uma torta. Lovestruck Beast (algo tipo, Besta atingida pelo Amor) foi uma carta com regras diferentes e que não faz nada a menos que uma criatura 1/1 humana faça algo, clara a história de Bela e a Fera. E Inquisitive Puppet (Marionette Inquisitiva) que pode se transformar em humano, além de serem um combo no jogo com Lovestruck Beast, é referente ao Pinóquio.

Fechando com o Os Três Porquinhos, Cachinhos Dourados, Rapunzel e referências

Seguimos com mais alguns clássicos:

  • Blow Your House Down (Assopro sua casa abaixo), do mais do que clássico Os três Porquinhos
  • Flaxen Intruder (algo como, Intruso de Linho) que para mim ficou como uma versão psicopata da Cachinhos Dourados
  • Trapped in the Tower (Presa na Torre) que é a princesa Rapunzel e suas madeixas gigantescas.

Em seguida , vêm mais duas cartas que são interpretativas. A primeira Once Upon a Time (Era uma vez…) é uma clara referência a temática de contos de fadas. Beloved Princess (Princesa Amada) no começo eu achava que era uma princesa qualquer, até ler a descrição da carta “Sometimes a gentle Slipper can travel where an armored boots been denied” (Algumas vezes um sapatinho gentil pode ir aonde uma bota de armadura  não pode) e me fez pensar na Cinderela, mas é interpretativo.A terceira, True Love Kiss (Beijo do Verdadeiro Amor) é o clássico beijo da princesa que desfaz o artefato sapo, de A Princesa e o Sapo.

Conclusão

Achei tudo incrível! Foi realmente surpreendente ver todas essas cartas e ainda mais incrível ver que empresas de RPG tem saído realmente da caixa para inovar. No Brasil, vemos incríveis trabalhos, mas que são pouco reconhecidos.  Essa foi a primeira vez que vi uma empresa mainstream tentando surpreender de forma disruptiva. Essa expansão Throne of Eldraine está prometendo que vai chama atenção enquanto aguardamos ansiosamente  a animação da Netflix.

Eilandril

Narrador e jogador de RPG há 15 anos. Estudante apaixonado por teatro e literatura fantástica.

Disqus Comments Loading...

Recent Posts

O Poder dos Sons Ambiente e da Música no RPG

Quando mestro sessões de RPG, sempre busco maneiras de mergulhar meus jogadores mais profundamente na… Read More

1 ano ago

Os Board Games mais antigos do Mundo, Uma Jornada

Vou te levar agora por uma fascinante jornada pelo mundo dos Board Games, mergulharemos na… Read More

1 ano ago

Como Narrar Conflitos Morais em RPG: Técnicas Essenciais para Mestres Criativos

Narrar uma sessão de RPG é como tecer uma tapeçaria de histórias, e eu acredito… Read More

1 ano ago

O quer dizer a expressão “homebrew d&d”?

Em qualquer tipo de jogo, a personalização sempre foi um aspecto importante para os jogadores.… Read More

2 anos ago

Baldurs Gate – Turismo pela cidade mais conhecida de Faerun

Bem-vindo ao nosso guia definitivo dos 10 principais pontos turísticos de Baldur's Gate, uma cidade… Read More

2 anos ago

Coleta, Cultivo e Caça na Costa da Espada

O curioso sobre esse tópico é considerando o tamanho da obra envolvendo Forgotten Realms como… Read More

2 anos ago