quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioRPG High LevelForgotten Realms - The Sundering , A Separação

Forgotten Realms – The Sundering , A Separação

Nossa jornada é motivada pela chegada iminente da 5ª edição do maior RPG do mundo. Sim, caro leitor, estou falando de Dungeons and Dragons que chega em versão traduzida no fim de 2019 pela Galápagos Jogos e não poderíamos ficar de fora dessa festa.

Sente-se, tome posse de sua bebida preferida e a beberique enquanto lê as palavras deixadas sob os meus cuidados através de cartas de um viajante há muito esquecido.

Seja bem-vindo a Forgotten Realms!

A PRIMEIRA SEPARAÇÃO

A nossa linha do tempo inicia na origem da origem, quando o mundo de Abeir estava separado do mundo de Toril.

A Guerra do Amanhecer e como Lorde Ao, o Deus Supremo, separou os dois mundos: 

  • -17600 CV;
  • A Guerra do Amanhecer aconteceu entre os primordiais e os deuses: o deus Louco Tharizdum –  corrompido pelos obirítios – uniu os primordiais contra os deuses a fim de conquistar Abeir-Toril. Sim, ter o domínio sobre tudo e todos submentendo os jovens filhos de Lorde Ao à escravidão eterna. Traído, Tharizdum foi preso no Abismo e os primordiais foram liderados por um tanar´ri conhecido como Miska, a Aranha-lobo. Finalmente, o primordial Ubtao se voltou contra seus parentes, em troca do governo de parcela da região atualmente conhecida como Chult. Além disso, Ubtao ajudou os deuses a aprisionar muitos de seus ex-aliados. O sol foi recriado, pois foi engolido pela gigantesca serpente Dendar. Isso resultou no término Guerra do Amanhecer e o início dos Dias do Trovão;
  • No mesmo período, os altos elfos lançaram um ritual sobre Faêrun para construir uma nova ilha para ser seu lar, conhecida nos dias de hoje como Evermeet, local onde residem atualmente. Usufruindo desse mesmo poder, com auxílio de deuses élficos, Lorde Ao criou as Tábuas do Destino, uma espécie de artefato que continha todas as obrigações, aspectos e domínios de poder de cada Divindade. A criação das tábuas e a vontade do Deus Supremo causou a Primeira Separação;
  • 1358 CV;
  • Três deuses roubaram as Tábuas do Destino para remodelar seus aspectos e áreas de domínio e, assim, adquirir mais poder. Consequentemente, Lorde Ao expulsou todos os deuses do Plano Astral para Faerûn como mortais esperando reaver as tábuas. Esse período ficou conhecido como O Tempo das Perturbações. Eventualmente as tábuas foram devolvidas e o Deus Supremo as dizimou: esse evento permitiu que Abeir e Toril se fundissem mais uma vez.

Em termos de jogo: esse evento ficou conhecido por marcar a transição entre a 2ª e 3ª edição de Dungeons and Dragons.

Em seguida, tivemos a Era da Revolta, que foi antecipada pela Praga Mágica. A referida praga tomou conta de Abeir-Toriol causando grandes calamidades como o surgimento de partes de Abeir em Toril. Além disso, surgiram grandes fendas, terremotos, inundações e centenas de milhares de vidas foram perdidas.

Em termos de jogo: todo esse período compreende a 4ª edição de Dungeons and Dragons que na minha opinião foi a melhor edição (saudades) A linha do tempo avançou quase 100 anos levando consigo a maior parte do lore conhecido por todos e os NPCs mais famosos do cenário, sendo alvo de críticas pesadas.

  • 1482 CV;
  • Ao recriou as Tábuas do Destino;
  • Os deuses nomearam seus Escolhidos com a intenção de angariar fiéis para o seu domínio, recuperar influência e poder;
  • Destruição de Neverwinter;

A SEGUNDA SEPARAÇÃO

  • A Praga Mágica foi resolvida;
  • Mystra, a Deusa da Magia retorna, assim como os deuses que desapareceram após a Praga Mágica, entre eles: Helm, Mask, Bhaal, Azuth e Lathander que renasceu como Amaunator;
  • Simbul foi absorvida pela magia enquanto fechava fendas Weave;

Em 1489 CV inicia-se a 5ª edição de D&D, esses dias são conhecidos como Dias Atuais e o fim da Era da Revolta. Outros eventos compõem a transição da 4ª para a 5ª edição e deixam mais claro o que realmente aconteceu. Deixe nos comentários se você deseja saber como alguns deuses retornaram e se o assunto é de seu interesse.

Espero que tenha gostado dessa parcela da história dos Reinos.

Mais sobre Dungeons and Dragons 5 aqui.

Bons dados!

Old Paladin
Old Paladin
"Abcdista, DM, administrador, marido, pai e tentando ser escritor."
RELATED ARTICLES

4 COMENTÁRIOS

Most Popular

Recent Comments

Aline Soares on Arca de Personagens: Breora
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Breno de Souza on Como criar uma cidade de RPG
Silvio Rodrigues Gouvêa on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Vinicius Lima Silva on Notas de atualização 0.5.5
Vinicius Lima Silva on Notas de atualização 0.5.5
Stefan Plinio Costa on Como criar um cenário de RPG
Andrei Serafim on Como criar uma cidade de RPG
maykon martins on Como criar uma cidade de RPG
Gabriel Vasconcellos Abreu on Episódio 1 – Podcast do Elfo Negro
Victor Aurius on Pais e filhos jogando RPG
Thiago Croft on Pais e filhos jogando RPG
Ulisses Cavalcante de Oliveira on Barda com todas as skills de Dungeons and Dragons