Bem, vindo! Já lhe dei uma noção de como montar a sua missão de LARP, agora vou lhe ensinar como organizá-la. Se você ainda não viu como montar a sua primeira missão de LARP, escrevi um post a respeito. Se veio parar por aqui sem nem saber o que é LARP, você precisa clicar aqui.
Bem, vamos lá!
NPC é a sigla para non-player character, ou seja, um personagem não jogável.
Considerando que, no LARP, você é o seu personagem, esse conceito de NPC fica redundante (a não ser que o jogador tenha a habilidade de possuir os corpos alheios).
O NPC no LARP será responsável por fornecer as missões informações e/ou itens para os participantes, além de, é claro, compor o ambiente.
Como o NPC será um dos pilares para o bom funcionamento do LARP, o mesmo deve encarnar o seu personagem. A forma de falar, de se portar e a vestimenta devem ser condizentes com a temática do LARP.
Tendo isso em mente, vamos para o próximo tópico!
Como dito no outro post sobre criação de missão no LARP, pessoas – no caso, NPCs – são recursos. Por essa razão, existem formas de otimizar estes recursos. Para escolher alguém para ajudar no LARP, essa pessoa tem de possuir as informações sobre o mesmo. Porém, explicar a trama inteira para todos os NPCs tem os seus problemas.
O primeiro problema é que todos os NPCs se lembrem de tudo.
O segundo problema é que eles não acabem dando informações que não são para serem dadas (sim, pode existir spoiler no LARP também).
Sem contar que a reação de um NPC que dê uma missão de busca de informação será muito mais genuína, se ao recebê-la ele de fato descubra a informação. E com isso o próprio NPC passa a desfrutar mais do LARP.
A melhor forma de organizar isso é setorizar os NPCs.
Você precisa ter um número de NPCs que conheçam toda a história e os possíveis cenários que o LARP irá passar. Podemos chamar esses NPCs de Coordenadores.
Você também irá precisar de NPCs para fornecer missões para avançar a história. Estes podemos chamar de alavancas. Eles precisam ter uma ideia geral do tema e do ambiente, mas não necessariamente da trama e do quê está planejado. Eles receberam missões específicas para fornecer, que irá fazer com que o personagem avance na história. “Fiquei sabendo que a carruagem com o pagamento dos soldados foi roubada, precisamos descobrir o seu paradeiro.”
E por fim, temos os NPCs genéricos, que não precisam saber da trama e nem do quê está acontecendo na história, porém tem que estar imerso no tema.
Este último tipo de NPC pode fornecer missões genéricas, como “Me traga 3 Flores azuis que nascem ao Sul daqui.”
Com as classificações em mente vamos pensar em quais pessoas melhores qualificam para as determinadas “Classes” de NPCs.
Coordenadores: Este tipo de NPC é o que tem mais responsabilidade, logo é interessante que sejam pessoas que tenham o LARP como única função e tenham participado na criação da história dele.
Quanto mais experiência em RPGs e LARPs ela tiver, melhor.
Sugestão: Criador do LARP e equipe criadora da história.
Alavancas: Este tipo de NPC tem uma influência direta na história, então ele precisa ter uma ideia geral, mas não necessariamente profunda da história.
Enriquecê-los com rumores (Verdadeiros ou não), revisar a história geral do LARP são coisas bem positivas que podem ser feitas.
Experiência em LARP e RPG também são pontos positivos.
Sugestão: Vendedores (como o taberneiro) e atrações do evento (como uma banda, ou artistas).
Genéricos: Este tipo de NPC tem menor responsabilidade, mas também é importante. Isso acontece por 2 fatores: primeiro, como ele tem menor responsabilidade e precisa saber pouco da história, é mais fácil designar pessoas para assumir essa função.
Segundo, como as missões podem não influenciar tanto na história, as missões deles servem para aumentar o número de coisas que os participantes podem fazer.
NPCs escolhidos, classificados, informados de suas funções e sobre o que precisam saber sobre o LARP.
Agora precisamos posicionar e identificá-los!
É importante que os participantes consigam encontrar os NPCs, então existem algumas formas de fazê-lo.
Você pode apresentá-los previamente na página ou no site do evento, com um breve resumo do personagem. Desta forma, a aparência dos NPCs fica conhecida e os participantes sabem quem procurar.
Outra forma de identificá-los é com apetrechos (como broches, cordões, anéis etc.), ou até mesmo um “uniforme”.
Além desta, também existe uma forma mais subjetiva, falando uma característica, como por exemplo “Ele vive rindo e troca a letra D pela T quando fala”.
Agora quanto aos locais…
Para os NPCs coordenadores, o melhor lugar para ficarem é andando por onde o LARP está acontecendo, pois, desta forma, eles conseguem ajustar os pequenos detalhes, seja posicionando itens, dando novas informações aos outros NPCs, além de saberem como o LARP está evoluindo.
Os NPCs alavancas devem ficar em pontos estratégicos, para fácil acesso dos participantes.
Os vendedores (seja de comida ou outras coisas) devem ficar em suas lojas, já que eles servirão de ponto fixo de missões.
Se as atrações e gerentes de atividades também estiverem como alavancas, eles podem ficar próximos às suas atividades ou andar pelo LARP, para atrair participantes para as suas missões.
Os NPCs genéricos não precisam estar necessariamente em um lugar específico, podendo ficar parados ou andando pelo evento passando missões e/ou rumores (falsos ou verdadeiros).
Dependendo da estrutura e o tamanho do LARP que você for fazer, pode ter um lugar onde se concentra uma grande quantidade de missões, com NPCs, cartazes e outras coisas.
Quando eu realizo um LARP medieval, gosto de utilizar a Taverna para essa tarefa.
Bem, com essas informações você já sabe como organizar o seu LARP.
Se você quiser participar de um LARP, continue acompanhando o Orc & Roll, que em breve iremos divulgar um criado e organizado por nós.
Até lá, boas aventuras!
Quando mestro sessões de RPG, sempre busco maneiras de mergulhar meus jogadores mais profundamente na… Read More
Vou te levar agora por uma fascinante jornada pelo mundo dos Board Games, mergulharemos na… Read More
Narrar uma sessão de RPG é como tecer uma tapeçaria de histórias, e eu acredito… Read More
Em qualquer tipo de jogo, a personalização sempre foi um aspecto importante para os jogadores.… Read More
Bem-vindo ao nosso guia definitivo dos 10 principais pontos turísticos de Baldur's Gate, uma cidade… Read More
O curioso sobre esse tópico é considerando o tamanho da obra envolvendo Forgotten Realms como… Read More