…e este não é o fim, incauto leitor.
Salve os que nos consagram!
Na última semana anunciamos no nosso perfil no twitter – @old_paladin e @orcnroll – que iremos fazer uma releitura via podcast e vídeos, para você que já leu ou para uma leitura juntos. Caso seja seu primeiro contato com uma das tantas obras do R. A. Salvatore, o criador do icônico herói de Forgotten Realms, Drizzt Do’Urden, este é o melhor lugar e o melhor momento para acompanhar de perto tudo sobre o cenário e o personagem.
A proposta do cast é bem simples: ler, comentar e tirar dúvidas sobre uma das obras mais antigas do universo de Dungeons and Dragons. E para o nosso deleite, a Jambô Editora nos trouxe recentemente, mais precisamente ano passado, o primeiro livro da saga do nosso amado drow.
Pátria, como você verá mais a frente, é considerado o primeiro volume da Lenda de Drizzt, porém não foi o primeiro livro a ser escrito e publicado. Vamos à explicação.
Entendendo a história
Em 1988, após algumas idas e vindas editoriais, o primeiro livro do que viria a ser uma saga de best-sellers foi lançado com o título The Crystal Shard, posteriormente traduzido como A Estilha de Cristal, da série (como é chamada lá fora na gringa) The Icewind Dale Trilogy.
Apenas com o sucesso da primeira série (ou trilogia) e o tremendo potencial que o personagem tinha, a TSR, então detentora dos direitos sob a marca Dungeons and Dragons, decidiu lançar a origem de Drizzt e como pano de fundo a cidade de Menzoberranzan e todo comportamento da sociedade drow. Em dezembro de 1999, mesmo ano do último livro da trilogia, The Halfling’s Gem [A Jóia do Halfling], foi lançado o livro Pátria.
Explicação dada, vamos para a sequência da história, da lenda do elfo negro. Consagrem!

Mas antes é importante avisar que todos os volumes tiveram suas capas redesenhadas na maravilhosa arte de Todd Lockwood, então não se deixe confundir se cruzar por aí com alguma capa diferente. Ah, e um novo padrão editorial foi estabelecido deixando todas as capas em um único formato.
Ordem histórica da saga
- Homeland;
- Exile;
- Sojourn;
- The Crystal Shard;
- Streams of Silver;
- The Halfling’s Gem;
- The Legacy;
- Starless Night;
- Siege of Darkness;
- Passage to Dawn;
- The Silent Blade;
- The Spine of the World;
- Sea of Swords;
- Servant of the Shard;
- Promise of the Witch King;
- Road of the Patriarch;
- The Thousand Orcs;
- The Lone Drow;
- The Two Swords;
- The Orc King;
- The Pirate King;
- The Ghost King;
- Gauntlgrym;
- Neverwinter;
- Charon’s Claw;
- The Last Threshold;
- The Companions;
- Companions Codex
- Night of the Hunter;
- Rise of the King;
- Vengeance of the Iron Dwarf;
- Archmage;
- 4. Maestro;
- Hero;
- Timeless;
- Boundless (2019);
E as edições brasileiras, existem?
A Devir Livraria trouxe uma trilogia e recentemente, como já foi dito, a Editora Jambô iniciou com a licença e, com um ótimo trabalho de tradução da Carine Ribeiro, está trazendo toda a saga. Já temos os volumes 1, 2, 3 e 7 da Lenda de Drizzt e com previsão para os próximos a partir de novembro. O volume 4, agora traduzido como O Fragmento de Cristal, se encontra em pré-venda (clique aqui) e logo, logo estaremos com a sequência exata.
As próximas páginas
Como já se sabe, no Podcast do Elfo Negro, vamos ler e falar muito sobre a Lenda de Drizzt e toda saga criada pelo R. A. Salvatore.
O link da Jambô Loja para aquisição dos livros está aqui. Aproveite a oportunidade de ter essa magnifica lenda em nosso idioma comprando, convidando amigos que curtem literatura, RPG, e fantasia medieval para acompanharmos juntos!
Bons dados.