quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioNotíciasComo fica O Senhor dos Anéis com o falecimento de Christopher Tolkien?

Como fica O Senhor dos Anéis com o falecimento de Christopher Tolkien?

Nascido em 21 de novembro de 1924, Christopher Tolkien foi o homem que teve a oportunidade de herdar e gerenciar o mais famosa obra de fantasia do mundo, O Senhor dos Anéis (Lord of the Rings ou LOTR para os íntimos). É com pesar que comunicamos seu falecimento, dia 16 de Janeiro de 2020. Mas com esse triste falecimento, muitas dúvidas e perguntas surgem sobre o futuro da franquia tão amada por tantos no mundo.

Mas antes de falar da franquia, quem foi Christopher afinal? Filho de J.R.R Tolkien ou John Ronald Reuel Tolkien, Christopher foi muito mais que um herdeiro, ele foi um autor que além de publicar várias obras ocultas do pai, produziu também ele mesmo várias livros e compilações.

Esse simpático senhor era Christopher Tolkien, filho de JRR Tolkien.

Livros que ele produziu e prêmios

O Silmarillion, 1977.

Contos Inacabados, 1980.

Os Filhos de Húrin, 2007

Beren e Lúthien, 2017

A Queda de Gondolin (último publicado no Brasil), 2018.

The History of Middle-Earth (inédito no Brasil), várias datas.

Em 2016, Christopher Tolkien foi premiado com a Medalha Bodley, um prêmio que reconhece indivíduos por contribuições marcantes para a literatura, cultura, ciência e comunicação.

christopher tolkien filho de jrr tolkien e autor de vários livros derivados da série Senhor dos Anéis
Ilustração de autor desconhecido onde Christopher lê com Tolkien fumando seu icônico cachimbo ao fundo.

A família Tolkien foi responsável pela entrada no mundo da fantasia de uma geração inteira. Christopher faleceu 47 anos após seu pai (1973), fora o fato dele ter se envolvido em um processo polêmico como o contra a New Line Cinema por conta do filme do Hobbit, ele sempre foi dedicado a obra e a literatura.

Quem detém os direitos de Senhor dos Anéis?

Tolkien originalmente vendeu os direitos da obra por 250 mil dólares para a United Artist, que é uma subsidiária da MGM. Em 1976 Saul Zaentz comprou os direitos da obra completa do O Senhor dos Anéis (Lord of the Rings originalmente no inglês). Nos anos seguintes Saul lançou uma estrutura somente para atender a obra, pequena no inicio, mas depois ganhou corpo.

Com a obra ganhando espaço na cultura pop mundial, surgiu a Middle-earth Enterprises, chamado antigamente de Tolkien Enterprises (m de TE), é uma divisão da companhia de Saul Zaentz, chamada de Saul Zaentz Company. Sim (…) eles são bons para criarem histórias, não nomes de empresas.

A Saul Zaentz Company como detém portanto tanto os livros com os direitos de licenciadora dos filmes, incluindo Senhor dos Anéis e O Hobbit. Mas o interessante é que eles são também de diversas empresa do mercado mundial além disso. Aqui tem uma lista completa, que conta com até Lego na lista.

Série do Senhor dos Anéis para Amazon

Muitos fãs ficaram em dúvida se o falecimento afetaria de alguma forma a série que já está em produto pela Amazon do Senhor dos Anéis, mas como o detentor dos direitos não não era mais o filho de Tolkien, nada muda.

Inclusive já foi aprovada uma segunda temporada para a série, que vai ser produzida por J.D. Payne e Patrick McKay, dirigida por J.A. Bayona que teve Jurassic World: Fallen Kingdom como seu ultimo filme produzido.

O que se sabe somente é que a Amazon desembolsou 250 milhões de dólares para comprar esse direito e que ele inclui até 5 temporadas, mas logicamente dependerá do resultado financeiro da série. O custo de produção divulgado pelo blogs especializados é estimado em 1 bilhão de dólares, que se comparado ao 281 milhões dos TRÊS FILMES JUNTOS… tona tudo promissor.

Vamos destacar aqui alguns pontos: A série será durante a segunda era ou seja, em um período de uns 3 mil anos. E isso também impede a Amazon de avançar na timeline do que já passou no cinema e permite algumas possibilidades legais. Outro ponto é que poderá ser contada a história de Sauron! Bem como os personagens Gandalf e muitos outros que aparecem nos filmes. Desde que sejam respeitadas as linhas de estória originais.

RPG de O Senhor dos Anéis

Claro não poderíamos deixar de falar do RPG de O Senhor dos Anéis, que foi traduzido pela Devir em 2002 para o Brasil. Lá fora ele foi lançado como The Lord of the Rings Roleplaying Game, mas aparentemente não fez sucesso e ao procurar na Amazon só achei livros usados ou vendedores pequenos. Aparentemente foi descontinuado.

Catei até o PDF pela internet e a única referencia que achei para comprar em um site que eu conhecia e não tive sucesso. Se você encontrar alguma coisa, poste nos comentários!

Mas como não podia ficar sem trazer informações, achei essa explicação bem legal de um canal do YouTube chamado 3DungeonMasters:

Foi post triste, mas informativo.

Você já jogou O Senhor dos Anéis?

Post com contribuições de Thiago Croft.

Eilandril
Eilandrilhttps://www.orcnroll.com
Narrador e jogador de RPG há 15 anos. Estudante apaixonado por teatro e literatura fantástica.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments

Aline Soares on Arca de Personagens: Breora
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Leandro Felipe Moreira on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Breno de Souza on Como criar uma cidade de RPG
Silvio Rodrigues Gouvêa on Atualizações Orc & Roll e detalhamentos
Vinicius Lima Silva on Notas de atualização 0.5.5
Vinicius Lima Silva on Notas de atualização 0.5.5
Stefan Plinio Costa on Como criar um cenário de RPG
Andrei Serafim on Como criar uma cidade de RPG
maykon martins on Como criar uma cidade de RPG
Gabriel Vasconcellos Abreu on Episódio 1 – Podcast do Elfo Negro
Victor Aurius on Pais e filhos jogando RPG
Thiago Croft on Pais e filhos jogando RPG
Ulisses Cavalcante de Oliveira on Barda com todas as skills de Dungeons and Dragons