RPG de mesa

Como criar uma cidade de RPG

Cidades estão constantemente presentes em nossas vidas, seja ela uma cidade do interior, ou a capital de um estado, e esse fato não poderia ser diferente no RPG, por que é basicamente impossível jogar RPG sem ter uma cidade ou uma vila criada, e esse post está aqui para te mostrar algumas Dicas para Narrar: Como criar uma cidade de RPG.

Eu quando estava pesquisando por dicas, ou pesquisando algum método na internet sobre como criar cidades de RPG, eu acabei por receber uma coletânea de dicas, mas pouquíssimos métodos, sendo obrigado a criar o meu próprio. E, esse é exatamente o objetivo! 

Não existe um método universal de criação de cidades, existe aquele que você inventa e que se sente mais confortável utilizando. Eu irei apenas descrever o jeito que eu crio e desenvolvo minhas cidades. Nesse post, estarei usando cidades do meu cenário como ferramenta de exemplo.

Ponto de vista da cidade de Barcelona, Espanha. Fonte The Culture Trip.

1. Crie uma premissa

Você pode reparar que sempre que pensar em como criar uma cidade RPG, você vai querer que ela tenha algo para chamar a atenção. Por exemplo, ela é uma cidade numa região gélida assolada por gigantes de gelo? Uma pequena cidade fundada por misteriosos cultistas, onde o único deus que pode ser seguido, é o deus da morte?

Essa é sempre a primeira coisa que eu penso. Por isso algo de diferente que a cidade tenha, algo pela qual ela é lembrada ou conhecida será bem recebido pelos jogadores. Um bom exemplo, é criar uma cidade onde a maioria do povo é de uma determinada raça. Você também pode se basear em um local do nosso mundo real. Criar cidades com cultura oriental, cheia de samurais e ninjas, ou uma cidade no meio do deserto, com deuses com cabeças de águias e chacais.

Vamos ao exemplo com a cidade que eu criei, “Engrenópoles”. 

Engrenópoles é uma cidade criada por gnomos, onde a tecnologia é muito avançada, com trens a vapor e até mesmo revólveres.

Vai por mim, não é muito difícil você achar alguma inspiração para criar uma premissa, então apenas tenha o seu tempo.

Com a sua premissa em mente, vamos para a segunda parte.

2. Determine o básico

Com a premissa de Engrenópoles em mente, eu teria de decidir se ela seria: 

  • Uma Vila
  • Uma Cidade
  • Uma Metrópole

Quero que ela seja um lugar onde a tecnologia é muito avançada, e por isso eu decidi que ela seria uma metrópole.

A partir disso, vem algumas questões básicas a serem respondidas, como:

População – Quantas pessoas vivem nessa cidade? Existem muitas raças variadas ou é pouca a variedade? Existe preconceito entre raças? E os nobres? Há uma grande população de nobres? Eles têm muita influência? E a pobreza?

Economia – Como funciona a economia nesse lugar? No que ela é focada? E os impostos? Se ela for uma cidade portuária, como a economia em questão das atividades portuárias vai? Essa cidade está em crise econômica? Por que?

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Política – Qual é a ideologia política desse lugar? Uma monarquia, com reis e rainhas? Um império com um ditador supremo? Quem é que governa atualmente? E a corrupção, existem governantes corruptos? Os governantes são bons governantes ou não? Há algum tipo de tensão política?

É extremamente necessário que você como mestre, tenha tudo isso anotado num caderno, celular ou computador. Eu atualmente uso o programa da microsoft OneNote para anotar tudo sobre meu cenário, mas você pode optar por um simples documento de texto, ou um caderno velho, o que for melhor para você.

Após responder o suficiente, use essas informações, junto de sua premissa para criar uma história para cidade, junto de um nome é claro, e assim, vá escrevendo um texto separado pelos tópicos:

  • História
  • Economia
  • Política

Após tudo isso ser feito, vamos para o próximo passo.

3. Criando os NPCs e construções básicas

Assim como na vida real, toda cidade precisa de serviços básicos, e na sua cidade fictícia não pode ser diferente! Você tem de criar as lojas e os respectivos NPCs que administram esses pontos. Templos, a loja do ferreiro, um restaurante ou barzinho e etc.

Existem várias formas de se criar tanto as construções, quanto os npcs. Uma das formas mais rápidas, é por geradores aleatórios, que você pode encontrar facilmente na internet. A outra, é criando tudo de sua cabeça. É interessante que você não perca muito tempo desenvolvendo esses locais, mas sim o essencial para enriquecer a lore: Uma história do local, alguns NPCs importantes e se quiser, alguma coisa que difere essa loja das muitas outras que vão existir em seu cenário.

Tome como exemplo a taverna do “Minotauro Oco”, que aparece na websérie “Jogando RPG”, onde há uma estátua de um minotauro em que as pessoas dão batidas para receberem sorte em suas próximas aventuras.

4. Criando peculiaridades da sua cidade

Eu sempre tento criar uma cidade RPG com algum aspecto de diferença. Na cidade de Valéria, há uma estátua de um dragão milenar em tamanho real. Na cidade de Granjade, a cidade dos elfos, existem os Sentinelas Feéricos, forças especiais do exército feitas para eliminar ameaças extraplanares. Eu criei essas coisas sem me basear em nada, apenas por que eu achei que seria algo diferente e interessante, tanto pra lore da cidade, quanto como ferramenta de narração.

Para você criar essas peculiaridades, minha maior dica é que você tome um pouco de seu tempo para pensar em coisas que você acharia interessante para sua cidade, e ir anotando. Depois de tudo anotado, ir polindo essas ideias e descartando as que você achar que não são muito boas.

5. Finalizando sua cidade

Após ter criado uma premissa, determinado as informações básicas e adicionando suas peculiaridades, sua cidade já está completa! Se você for um mestre um pouco mais megalomaníaco, você pode desenhar um mapa da cidade, o que é algo bem útil e quase necessário. Eu mesmo, ainda não tenho um mapa definido do meu cenário, mas eu tenho uns rabiscos do que ele seria, então não esqueça de pelo menos ter uma ideia de como sua cidade se parece geograficamente falando!

Se você quiser adicionar mais detalhes, ou achar que não desenvolveu o suficiente, mas não consegue pensar em mais nada no momento, você pode ir criando mais coisas no futuro e ir apresentando lentamente aos seus jogadores. Criar sua cidade RPG não precisa ser uma tarefa imediata, é uma construção. É sempre bom que você não entregue tudo o que você criou no seu cenário, pois senão, você não terá conteúdo para apresentar no futuro, então lembre-se também de ir apresentando os elementos de suas criações aos poucos.

Lembrando que esse é o meu método, e por isso eu espero que o post tenha lhe ajudado de alguma forma na criação de suas cidades. Se você pesquisar mais e mais sobre esses assuntos você vai perceber como aperfeiçoou suas técnicas e como resultado vai enriquecer a lore da sua cidade! 

Veja mais posts sobre o mundo de RPG no site da Orc & Roll.

Andrei Serafim

Mestre de RPG e um leitor árduo de Sherlock Holmes. Ah, eu também toco piano e escrevo uns poemas de vez em quando.

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