Uma coisa que sempre esteve presente em D&D, mesmo que um pouco escondidos, foram os chamados “Homebrews” (algo como Regra da Casa ou Regra Caseira). Entretanto, na quinta edição do RPG mais famoso do mundo, os homebrews vieram com força total! Hoje vou explicar o que é um Homebrew, o que é DM’s Guild , e, além disso, vou falar sobre uma tradução de um homebrew que a equipe da Orc & Roll fez para você usar na sua mesa!
O que é um Homebrew?
Antes de tudo, vamos diferenciar rapidamente um chamado Homebrew de uma Regra da Casa. Existem aquelas regras que o mestre ou o jogador criam para deixar o jogo mais divertido ou dinâmico como por exemplo, a regra no D&D 5.0, onde o acerto crítico, ao invés de rolar os dados dobrados, maximiza o dano do ataque normal. E existem os Homebrews. Os homebrews são basicamente a mesma coisa, geralmente são projetados em PDFs e são um conjunto de novas classes, raças, arquétipos e regras em geral. A única diferença é que esse conteúdo é compartilhado na internet para que outras pessoas possam testar em suas mesas.
Em outras palavras, Homebrew é um conteúdo não-oficial criado por mestres para que outras pessoas utilizem na suas mesas.
Com isso em mente, você deve se perguntar:
“E onde eu posso encontrar isso?”
E é aqui que eu apresento a DM’s Guild!
O que é DM’s Guild?
Explicando de uma forma bastante simplória, DM’s Guild é uma abreviação para Dungeon Masters Guild. Trata-se de uma loja online onde pessoas criam seus homebrews de D&D e colocam eles na loja para ganhar dinheiro (usando a propriedade intelectual da Wizards of the Coast). Você pode até mesmo ser convidado pela equipe de Dungeons & Dragons para escrever um suplemento OFICIAL. Já pensou rapaz?
De vez em quando, até a própria Wizards lança conteúdo oficial lá, como novas raças que você provavelmente nem sabia que existiam!
Também existe um sistema de badges que funciona da seguinte forma. Dependendo de quantas pessoas comprarem seu produto, você vai ganhando badges (ou Metal Ranking, como o próprio site chama esses selos). Os requisitos para cada badge são estes:
- Cobre – 51 unidades vendidas
- Prata – 151
- Electrum – 251
- Ouro – 501
- Platina – 1.001
- Mithril – 2.501
- Adamantium – 5.001
Se você é um mestre que nem eu, que não se contenta com os conteúdos que a Wizards lança em seus livros, a DM’s Guild é uma fonte infinita de conteúdo criativo para você usar nas suas mesas.
Sobre a Tradução
Enfim, vamos falar da tradução! O suplemento traduzido é o Tavern Games do autor Zeke Gonzalez. Tavern Games, ou melhor, Jogos de Taverna, como o próprio nome indica, trata-se de uma coletânea de jogos para você jogar nas tavernas que encontrar, como por exemplo, jogos de dardos, competições de bebidas e queda de braço!
O documento está no formato Pay What You Want (ou “Pague o Quanto Quiser” numa tradução literal) da DM’s Guild. A DM’s Guild oferece três formatos de venda, e são eles:
- Pago
- Grátis
- Pague o quanto quiser
Neste formato Pay What You Want, com o nome sugere, você mesmo escolhe o quanto deseja pagar por aquele suplemento, incluindo o valor de 0!
Por fim, se você ficou interessado em conseguir este suplemento e muitos outros, acesse esse link abaixo e apoie o trabalho da Orc & Roll que traduziu este suplemento, e o trabalho do Zeke Gonzalez que criou o suplemento!
Para fazer o download do suplemento Jogos de Taverna clique aqui.
Agora que você já sabe o que é um homebrew e o que é a DM’s Guild, você está pronto para ter ainda mais conteúdo nas suas mesas de D&D!
Veja mais posts de Andrei aqui.