O que mudou na ultima e definitiva na Versão 1.1 do Tormenta20? Fique por dentro dos detalhes informados exclusivamente ao apoiadores e tenha uma ideia geral do que está por vir também no Orc & Roll.
Tormenta 1.1 – mudanças nas Raças
- Diversas correções ortográficas e gramaticais.
- Adição de links nos nomes de cada magia que levam de volta às listas de magia, para facilitar a navegação.
- Na raça golem, mudança na habilidade chassi. Como estava, prejudicava tanto personagens voltados para armaduras pesadas (pois logo a Defesa do golem ficava defasada em relação a armaduras que poderiam ser compradas) quanto personagens que não queriam usar armaduras (pois o golem não tinha essa opção). A habilidade atual representa o fato de que ele tem um corpo artificial, já incluindo um bônus de Defesa e uma penalidade de armadura, mas permite grande liberdade por parte do jogador.
- Na habilidade Faro, o texto foi clarificado para suprimir dúvidas sobre seus efeitos.
Tormenta 1.1 – mudanças nas Classes
Mudanças no Arcanista
- Bruxo. Clarificado que você deve segurar o foco em uma mão e gesticular com a outra.
- Especialista em Escola. Restrito para bruxos e magos. Em termos de história, esse poder não faz sentido para feiticeiros, que não são estudiosos e tradicionalmente nunca puderam se especializar em escolas. Em termos de jogo, impede que feiticeiros acumulem esse bônus com o bônus de suas linhagens.
- Mestre em Escola. Redução do custo diminuída para –1 PM.
- Raio Arcano. O poder estava muito fraco. Mudou para causar Xd6 de dano, sendo “X” o maior círculo de magia que você puder lançar.
- Téorico Arcano. Esse poder causava muitos combinações quebradas e foi removido. Em seu lugar, entra “Fortalecimento Arcano”, que aumenta a CD das magias do Arcanista — que até então era uma fraqueza da classe.
- Linhagens. Mudança no nome das categorias de linhagens para deixar mais claro qual é mais poderosa. Agora, as categorias são básica, aprimorada e superior.
- Linhagem Dracônica superior agora dobra o bônus em PV e diminui o custo das magias em –2.
- Linhagem Feérica aprimorada agora fornece +2 na CD das magias de encantamento e ilusão (para compensar que feiticeiros não têm mais acesso a Especialista em Escola).
Mudanças no Bardo
- Prestidigitação. Magia lançada só pode ser percebida com um teste de Misticismo.
Mudanças no Bárbaro
- Mudança no Bárbaro: Superstição. Mudou para dar resistência a magia +2.
Mudanças no Bucaneiro
- Mudança no Bucaneiro: Aventureiro Ávido. Mudou para interagir melhor com o poder Surto Heroico.
Mudanças no Cavaleiro
- Desprezar os Fracos. Agora fornece RD 5 em vez de reduzir o dano à metade, mas funciona quando o cavaleiro também está caído (assim, ele recebe o efeito do poder nas três condições que despreza).
- Postura de Combate: Foco de Batalha. Ativa quando o cavaleiro é atacado (antes, ativava quando ele sofria dano).
- Postura de Combate: Aríete Implacável. Aumento do bônus de ataque diminuiu para +1.
Mudanças no Druida
- Aspecto da Primavera. Bônus em Carisma reduzido para +1 (era +2).
- Espírito dos Solstícios. Custo aumentado para +4 PM.
Mudanças no Guerreiro
- Golpe Demolidor. Excluída a possibilidade de causar dano dobrado.
- Golpe Pessoal. Adicionado pré-requisito de 5º nível de guerreiro. Só funciona com um tipo de arma específico. Custos de alguns efeitos foram ajustados.
Mudança no Ladino
- Ataque Furtivo. Clarificado que só pode ser usado uma vez por rodada.
Mudança no Nobre
- General. Fornece 1d4 PM temporários, em vez de 1d6.
Mudanças no Inventor
- O item Superior que o inventor recebe agora vai ser substituído em vez de um novo ser adicionado.
- Várias alterações funcionais e detalhamentos na classe.
Tormenta 1.1 – mudanças nas Origens
- Origem Estudioso: Palpite Fundamentado. Custo aumentado para 2 PM.
Tormenta 1.1 – mudanças nos Deuses
- Deuses: O&R de Kally ajustadas pois o custo estava proibitivamente alto. O&R de Lena e Marah ajustadas para melhor representar as diferenças entre as deusas (vida e paz são conceitos próximos, mas diferentes) e tornar seus devotos mais interessantes.
- Perícias: Jogatina e Ofício agora são somente treinadas.
- Equipamento: Espada bastarda e katana possuem a nova habilidade de arma, adaptável. Por questões de balanceamento e realismo, o dano da katana foi ajustado.
Tormenta 1.1 – mudanças nas Magias
- Magias como Amedrontar e Sono agora afetam criaturas pelo seu ND, não nível, tornando-as mais úteis e equilibradas.
- Infligir Ferimentos. O custo do aprimoramento para lançar a magia junto com ataque aumentou para +2.
Tormenta 1.1 – mudanças nas Regras Gerais
- Outras mudanças:
- Adicionada regra para fabricação de venenos.
- Limite de itens mágicos ajustado para armas + três entre armaduras e acessórios.
Live do Orc & Roll comentando as atualizações da versão
É isso galera, essa Versão 1.1 do Tormenta20 promete ser a ultima e definitiva para a publicação. Esperamos ansiosamente pelas impressões pelo avanço de tudo. Fiquem ligados sempre na categoria sobre o Tormenta20 para terem mais novidades e matérias sobre Arton.