Com o lançamento da versão final do sistema Tormenta20, muitos de nós iremos intensificar ainda mais as nossas jogatinas de RPG. Caso você utilize a plataforma Roll20 para jogar, com certeza vai adorar este post, pois venho trazer a vocês os Segredos da Ficha de Tormenta20 para Roll20.
A maioria das pessoas utilizará a ficha de maneira simples, de maneira intuitiva, usando seus recursos básicos. Contudo, existem muitos recursos que podem ser utilizados por usuários mais experientes para agilizar e customizar seu gameplay e por isto
Este post não é um guia para macros, pois existem muitos por aí. Ele se trata de um breve documento sobre as particularidades específicas da ficha oficial do Tormenta20.
É uma dúvida comum. Muitas pessoas se questionam se a rolagem dos ataques está errada, já que existem mais dados sendo rolados do que deveriam. Felizmente, esse comportamento não é um bug. Tudo está funcionando como deveria.
Isso se deve as limitações que o Roll20 impões às fichas comunitárias. Sem acesso à API (disponível para usuários Pro) não é permitido que a “ficha” acesse o resultados das rolagens. Portanto, não há como saber se o seu ataque foi um crítico ou não.
Dessa forma, todas as rolagens de dados possíveis são feitas ao mesmo tempo e o resultado apropriado é mostrado no template de rolagem no chat. Por exemplo, ao atacar com uma clava (1d6, x2), o jogador verá, se os dados 3D estiverem ativados, 3d6 sendo rolados. O primeiro d6 é o dano caso o ataque não seja um crítico, enquanto os outros 2d6 são o dano crítico. O template de rolagem irá mostrar o resultado apropriado a depender da rolagem de ataque.
Talvez você esteja pensando: “Mas e a ficha do D&D 5e? E a do Call of Cthulhu 7ed? Elas não precisam fazer isso!”
O Roll20 é uma plataforma privada, a “The Orr Group, LLC” quem define as regras. No caso destes sistemas mundialmente famosos, o próprio Roll20 desenvolve as fichas, tendo acesso a recursos que as fichas comunitárias não possuem. Basicamente liberando acesso a recursos da API para todos os usuários, nessas fichas específicas.
Ou seja, não existe bug algum.
Nesta sessão vou listar algumas observações e recomendações de boas práticas para tirar máximo proveito da ficha.
Nunca utilize sinais em campos que armazenam números
Valores como “-1” ou “+2” irão quebrar os cálculos executados pelas fichas. Se um número for POSITIVO não adicione seu sinal. Sinais negativos não causam tantos problemas, mas recomendo NUNCA utilizar o sinal no início, “0 – 1” é uma boa alternativa.
Se for necessário subtrair um atributo, utilize uma multiplicação por número negativo: “- @{for_mod}” irá quebrar as contas, enquanto “-1 * @{for_mod}” não.
Penalidades de Armadura
Mesmo que o material oficial se refira às penalidades de armadura como números negativos, por exemplo “-4”, preencha somente o valor numério sem o sinal. Assim, uma penalidade de “-2” deve ser preenchida como “2”.
Dano das armas
Como o dano crítico no Tormenta20 não multiplica o dano e sim adiciona mais dados de dano da arma, seus ataques devem ser preenchidos corretamente.
O campo “Dano” deve contar SOMENTE os dados de dano da arma.
Os demais bônus e dados extras devem ser preenchidos no campo “Dano Extra”.
Note que por conta dessa mecânica e de limitações do Roll20, todos os dados, incluindo os que seriam rolados em caso de crítico são rolados de antemão e exibidos se necessário.
Peso dos Equipamentos
O peso dos equipamentos é medido em quilogramas. Além disso, por limitações do Roll20, valores não inteiros devem usar “.” e não “,” para separar sua parte inteira da parte decimal. Assim, “1,5kg”, deve ser preenchido como “1.5”, sem vírgula e sem a unidade.
Utilize suas macros
Você pode utilizar macros e rolagens em todos os campos que contém descrições (e muitos dos numéricos também, mas não garanto).
Por exemplo, se sua habilidade der alguma quantidade de dano, você pode incluir uma rolagem no meio do texto, por exemplo: “Este ataque causa [[2d6]] de dano”. Tudo que estiver entre [[]] será tratado como uma rolagem, além disso, você poderá chamar macros e tabelas roláveis.
Na hora de associar atributos com tokens, tenha certeza de utilizar os atributos corretos. Para sua segurança, irei listar os melhores abaixo.
Atributo | Descrição |
vida | Ao selecionar esse atributo a vida máxima do personagem (na barrinha acima do token) receberá o valor do campo vida_max (vidatotal + vidatemp) |
mana | Ao selecionar esse atributo a mana máxima do personagem (na barrinha acima do token) receberá o valor do campo mana_max (manatotal + manatemp) |
defesatotal | Soma de todas as defesas do personagem |
Aqui finalizamos a primeira parte deste post, e espero ter colaborado ainda mais para a qualidade dos seus jogos, RPGistas. Nos vemos na parte 2!
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