É exatamente isso que você leu no título. Uma campanha de RPG infinita onde o mestre é uma inteligência artificial, o nome desse jogo é AI Dungeon.
Meses atrás, navegando em uma das minhas redes sociais, me deparo com uma postagem falando algo sobre jogar RPG de mesa com uma IA. Para quem não sabe o que é uma IA, aqui vai uma explicação:
O que é uma IA?
Antes, vou fazer um adendo sobre o que é uma IA
“IA” é uma sigla para Inteligência Artificial que é basicamente um programa que tenta simular as capacidades de um ser humano de pensar, responder, resolver e basicamente ser um ser inteligente.
Imediatamente uma curiosidade misturada com uma certa animação surgiu ao acessar o link. Ao mesmo tempo que uma mensagem surgia aos poucos na tela:
“AI DUNGEON
Você está prestes a entrar em um mundo de possibilidades inacabáveis, onde você pode fazer literalmente tudo que imaginar… Deseja continuar?”
Ao clicar no imenso e chamativo botão de “Play” eu comecei minha jornada de se estenderia por meses até os dias de hoje.
Posteriormente eu descobri que aquele seria um dos jogos mais interessantes que já havia conhecido.
Como funciona AI Dungeon
AI Dungeon é um jogo onde você jogar uma campanha de RPG, onde o mestre é uma Inteligência Artificial. Ao iniciar uma nova campanha você pode escolher o cenário que vai jogar (fantasia, cyberpunk, mistério e etc) e o personagem que quer jogar (mago, cyborg, detetive e etc). Todavia, nada te impede de além de criar um novo cenário, criar qualquer personagem que desejar.
Logo após escolher o cenário, seu personagem e dar um respectivo nome a ele, uma tela preta vai surgir, e um texto vai aparecer, descrevendo o início de sua jornada. A partir daí, o jogo começa. É um RPG por texto, onde você digita o que quer fazer, e a IA narra o que acontece.
No jogo, você tem algumas opções de ações, que são:
- Falar (Say) faz com que seu personagem fale alguma coisa
- Fazer (Do) faz com que seu personagem faça alguma coisa
- História (Storie) faz com que o que tudo que você escreva seja um novo elemento na história da campanha
Você tem algumas ferramentas à disposição. As ferramentas variam entre voltar em uma de suas ações e até criar anotações para a IA não esquecer de nada. Entretanto, ainda será muito comum ver a IA se confundindo loucamente, falando coisas sem sentido e se perdendo na narração. Mesmo assim, isso não é um grande problema.
O jogo também possui um modo multiplayer, e você também pode compartilhar suas campanhas para que outros jogadores possam ler.
Por dentro das questões técnicas de AI Dungeon
A inteligência artificial usa um sistema chamado “GPT-2”, uma rede neural que identifica e gera textos em resposta.
A IA também recebeu um treinamento em um site chamado “Choose Your Story”, um site onde pessoas publicam histórias, e depois discutem o que eles deveriam mudar para torna-la a melhor possível.
Esse treinamento incluiu 30 megabytes de conteúdo e mais de 1,5 milhões de parâmetros que permitem a IA narrar a história com maior precisão.
A inteligência artificial de AI Dungeon também aprende mais conforme pessoas vão jogando, e isso significa que quanto mais pessoas jogarem e mais tempo passar, melhor ele vai ficando automaticamente. Se você falar que isso não é irado, você está claramente mentindo.
DragonAI (GPT-3), a mais recente rede neural premium de AI Dungeon
Recentemente uma nova rede neural foi inventada com muitas melhorias. Na versão habitual e gratuita de AI Dungeon, você joga com a rede neural GPT-2. Posteriormente apelidada, “Griffin” (Grifo em inglês). Atualmente a rede neural é a GPT-3, ou, “Dragon” (Dragão em inglês) é a mais recente lançada.
A DragonAI foi treinada com 570 gigabytes de conteúdo e consegue suportar 175 bilhões de parâmetros. Da mesma forma que vieram novas opções, como receber uma narração em áudio e controlar a aleatoriedade das respostas.
Contudo, tudo isso não vem de graça, e é necessária uma assinatura mensal para usufruir do novo sistema.
Jogue AI Dungeon aqui
Veja mais posts de Andrei aqui