Com muita empolgação abro aqui pela primeira vez a nossa “Arca de Personagens” e inicio a série de dicas e sugestões de personagens para jogos de RPG do Orc & Roll!
Aqui você poderá ter muitas ideias de builds e combinações de diversos RPGs, e poderemos discutir bastante sobre as melhores escolhas interpretativas e mecânicas para tornar estes personagens ainda mais profundos e interessantes!
Nosso primeiro sistema será claro o Tormenta20, então se prepare e venha conhecer um tipo de personagem muito característico do sistema, uma Druida de Megalokk!
“Grrrrrrrrrssssrrrr……”
– Breora, Druida de Megalokk
Existem muitos mistérios e suposições sobre a poderosa druida chamada Breora e sua sempre presente e irritada companheira Vartissia, uma gigantesca loba das cavernas.
No pouco que se sabe, sortudos eventuais companheiros conseguiram extrair um passado de perseguição e banimento de sua tribo, no extremo norte das violentas e mortais Montanhas Sanguinárias.
Orgulhosa e de uma incomum filiação, Breora é uma Druida de Megalokk, o deus selvagem dos monstros, que é uma das vinte divindades maiores do Panteão. Seu compromisso com os preceitos de sua divindade a transformam em uma força caótica e perigosa, e por mais que seja surpreendente, mesmo a estressada loba gigante se mostra a mais sensata da dupla.
Breora não é de muito falar, e na verdade é muito mais comum se ver diante de uma sisuda face e alguns rosnados em diferentes níveis de volume e irritação estando em sua presença.
Elas cortam o Reinado quase sempre sem vínculo específico, ficando muito pouco tempo em um mesmo local, como que com o objetivo de não criar laços com ninguém. Poderosas, sempre causam problemas por onde passam, sendo que observadores mais atentos geralmente descobrem que estes acontecimentos estão atrelados a confusões e mal entendidos, dificilmente classificados como atos malignos ou desumanos. Na maioria das vezes.
Mas não se enganem. Breora não se curva a leis ou convenções. Ser considerado um inimigo ou uma presa por ela é quase uma sentença de morte certa, e antes de tudo, a única forma de receber o respeito da druida é sobrepujá-la em combate.
E em combate é onde Breora se excede. Suas táticas são um misto de metamorfose e poderosas magias chovendo sobre os oponentes, e tudo isso sendo impiedosamente aprimorado por suas magias e habilidades, a transformando em uma força de destruição de difícil oposição.
Os últimos relatos da presença de Breora e Vartissia reportam avistamentos em Valkaria, estranhamente executando missões junto a um grupo de aventureiros a qual os rumores apontam serem membros de uma sombria organização com objetivos desconhecidos.
Raça: Humana
Classe: Druida
Nível: 12
Perícias de Classe: Sobrevivência e Vontade
Perícias Indicadas: Fortitude, Iniciativa, Luta, Furtividade e Percepção
Perícia de Raça (Humano): Reflexos
Origem: Refugiado
+ Totem Tribal
+ Vontade de Ferro
+ Estoico
Atributos: Em minha personificação da druida minhas prioridades foram Constituição, Sabedoria e Força, e aposto que contrariando alguns, algum foco em Inteligência.
Eu imagino Breora impulsiva e impetuosa, muito irritada e um tanto inconsequente, mas não tola ou estúpida. As ações dela são produto de sua própria vontade. Na maioria das vezes, ela só não liga mesmo para as consequências. Em algumas, até mesmo se diverte!
Seja por itens mágicos, habilidades ou magia, os valores de Breora recebem eventuais bônus constantemente. Isso torna ela versátil e resistente, sendo além de tudo mortal.
Breora se mostra uma personagem com alta resistência, tendo muitos pontos de vida (escolhi alta constituição) em combinação com suas habilidades divinas de cura e autoproteção. Paralelamente, sua CA em forma humana é bem baixa, pois ela mal utiliza armaduras, dispondo de magias divinas e itens mágicos caso seja surpreendida. Como druida, possui bom acúmulo de PMs, resultando em uma personagem bem sólida e de múltiplas possibilidades e estratégias.
Em suas características básicas, as escolhas refletem elementos que possam suportar o background desejado, e você pode tranquilamente escolher outras opções. As perícias de classe são muito úteis, principalmente quanto aos possíveis papéis a serem desempenhados em campanha. Sobrevivência está vinculada às origens da personagem, e Vontade demonstra sua força interior e personalidade forte.
As perícias indicadas completam o conjunto de talentos que são necessários a alguém que teve uma vida difícil e exigente, e que há muito se acostumou a lutar para viver, além de viver constantemente sozinha. Fortitude, Reflexos, Iniciativa e Luta são essenciais para sobreviver, caçar e lutar, afinal de contas Breora é natural de ambientes hostis. Furtividade e Percepção alimentam suas tendências ao comportamento semelhante aos lobos com que sua tribo se identifica, a ajudando em momentos de perseguição e perigo.
A origem Refugiado fornece além de aprofundamento no background, dois poderes bem interessantes para nossa selvagem: Vontade de Ferro, que no caso de Breora complementa de maneira muito bem-vinda o valor de Sabedoria e Estoico, um dos melhores poderes para aventureiros em Tormenta20, levando em conta as regras de recuperação inerentes ao sistema, e ainda se adequando muito bem a uma personagem druida.
Nv. 1
+ Devoto [Olhar Amedrontador, Urro Divino e Voz dos Monstros]
+ Empatia Selvagem
+ Magias
Nv. 2
+ Caminho dos Ermos
+ Poder de Druida: Companheiro Animal [Fortão]
:: Vartissia (Loba das Cavernas)
Nv. 3
+ Poder de Druida: Forma Selvagem (Feroz: +20 For, +10 Def, -5 Furtividade e +5 em Manobras) [10 PM]
Nv. 4
+ Poder de Magia: Magia Acelerada
Nv. 5
+ Poder de Druida: Presas Afiadas
As habilidades garantidas pela característica Devoto são todas poderosas e relevantes e provavelmente serão constantemente utilizadas por Breora, se tornando uma das bases de sua personalidade e comportamento. Superioridade é tudo o que Megalokk prega e se orgulha. Empatia Selvagem auxilia a expansão deste domínio, e as magias trazem importantes ferramentas para executar a vontade de sua divindade.
Caminho dos Ermos permite mobilidade em importantes momentos e o primeiro Poder de Druida abre um dos mais importantes traços de Breora, sua fiel companheira Vartissia. O estilo de luta de Breora leva em conta o acúmulo de bônus, e estes serão amplamente concedidos por esta habilidade, além de conceder importantes ganchos de interpretação. Evoluindo, Forma Selvagem completa o cerne da build da personagem, e obviamente sendo voltada à destruição de seus inimigos, a forma escolhida é a mais apta em causar dano, “Feroz“.
Os próximos níveis trazem importantes surtos em capacidade de combate, seja executando uma maior quantidade de magias com Magia Acelerada ou com o poder de druida Presas Afiadas, que torna os acertos críticos de Breora o pior terror de seus inimigos!
–
Nv. 6
+ Poder de Druida: Aspecto do Verão (Iniciativa +2, +1d6 Fogo [1PM])
Nv. 7
+ Poder Geral: Trespassar
Nv. 8
+ Poder de Druida: Companheiro Animal Aprimorado [Fortão, Assassino]
:: Vartissia (Loba das Cavernas Gigante)
Nv. 9
+ Poder de Druida: Magia Natural
Nv. 10
+ Poder de Druida: Segredos da Natureza
Abrindo os níveis medianos, Aspecto do Verão auxilia Breora a ser reativa e a poder se preparar cada vez mais cedo em combate, além de aumentar sua capacidade de dano por um custo bem módico. Trespassar se torna ideal para uma personagem com tão alto potencial de dano, que constantemente se verá batalhando com diversos inimigos ao mesmo tempo e mantendo a atenção dos oponentes em si. No oitavo nível, Vartissia evolui, adquirindo outro tipo e concedendo bônus ainda mais interessantes para a dinâmica de combate de sua parceira. Magia Natural sacramenta e une as duas builds (Magia e Forma Selvagem) em uma, abrindo todo um novo universo de possibilidades principalmente em combate à distância para Breora. Segredos da Natureza expande a capacidade mágica, e vocês sabem, isto é sempre bom. Neste nível, as opções disponíveis são muito boas!
—
Nv. 11
+ Poder de Druida: Segredos da Natureza
Nv. 12
+ Poder de Druida: Forma Selvagem (Veloz: +20 Des, Arma Natural (1d6), Deslocamento Natação 18m ou Vôo 24m) [10 PM]
Os dois últimos níveis maturam a personagem de forma a aprimorar suas capacidades combativas, expandindo seu leque de opções mágicas com importantes e poderosas magias, além de fornecer uma Forma Selvagem diferente, a “Veloz” permitindo a Breora versatilidade quanto à sua movimentação. Seja se deslocando rapidamente em mar ou pelo ar, seja expandindo suas opções quanto ao combate, Breora demonstra ainda mais independência quanto a seu grupo e eventuais dificuldades ou surpresas que possam se apresentar.
Magias
Escolas: Abjuração, Evocação e Transmutação
PM Máximos P/ Rodada: 12
———- 1º Círculo (1 PM)
Nv. 01: [2] Escudo da Fé, Curar Ferimentos, Amedrontar (1º, Arcana)
Nv. 02: [+1] Armamento da Natureza
Nv. 03: [+0]
Nv. 04: [+1] Resistência à Energia
Nv. 05: [+0]
———- 2º Círculo (3 PM)
Nv. 06: [+1] Físico Divino
Nv. 07: [+0]
Nv. 08: [+1] Raio Solar
Nv. 09: [+0]
———- 3º Círculo (6 PM)
Nv. 10: [+3] Coluna de Chamas, Sopro da Salvação, Velocidade (2º, Arcana)
Nv. 11: [+2] Vôo, Erupção Glacial
Nv. 12: [+1] Controlar Terra
Aqui Breora brilha! Lembre-se que após o nono nível ela pode utilizar sua magia mesmo estando em Forma Selvagem!
Escudo da Fé proporciona a CA que pode chegar a fazer falta para a forma humana da druida, Curar Ferimentos permite a ela continuar destruindo a tudo o que ela vê pela frente.
Armamento da Natureza é um show à parte se tratando de Breora. Uma magia essencial para expandir o poder de combate dela a níveis insanos a cada nível que passa, e seus aprimoramentos permitem ainda mais destruição. Resistência à Energia protege contra ambientes hostis e Físico Divino melhora tanto ataques quanto dano. Raio Solar (Luz) é uma sólida habilidade de combate com efeitos interessantes, assim como Coluna de Chamas (Luz e Fogo) e Erupção Glacial (Gelo). Elementos diferentes e efeitos desejados quando se enfrenta diferentes tipos de inimigos. Estas três magias por sinal, possuem características de alcance e controle de campo muito desejáveis em níveis mais avançados.
Velocidade e Vôo são incríveis portas para poderosas estratégias, sejam para combate ou para vencer circunstâncias problemáticas. Precisamos destacar que Velocidade é uma das poucas opções quando se deseja realizar mais de um ataque por turno, e mais ataques por turno é tudo o que Breora deseja!
Sopro da Salvação é uma magia sem igual na importância em manter aliados de pé, e eliminar condições nocivas a si ou a outros, e Controlar Terra tem limites apenas em sua imaginação (principalmente se você quiser bancar o Gaara), então faça estragos!
:: Cinto de Força do Gigante (T$ 8.500)
(For +5)
:: Torque do Vigor (Lobo) (T$ 1.500)
(Con +2)
:: Pingente da Sensatez T$ 1.500)
(Sab +2)
:: Braceletes de Bronze (T$ 5.500)
(Defesa +4)
Em se tratando de itens mágicos, as indicações são elementos que venham a suprir pontos fracos ou complementar pontos fortes da personagem. Cinto de Força do Gigante adiciona força à personagem, e quanto mais força melhor! Torque do Vigor e Pingente da Sensatez resultam em melhores bônus de Fortitude e Vontade, além de influenciar em pontos de vida e magia. Finalizando, Braceletes de Bronze aumentam a defesa na forma humana, algo ideal para Breora que tem importantes escolhas a serem feitas quanto aos seus atributos em seus valores base.
Breora foi criada para ser uma personagem poderosa com múltiplos caminhos estratégicos na hora da batalha, com possibilidade de ser uma atacante, uma tanque e até mesmo uma conjuradora (dano ou suporte).
Ela possui mobilidade e suas perícias permitem que ela execute ações específicas inerentes ao seu background.
Versatilidade é a chave aqui, e dano bruto e exponencial é um resultado fácil de se obter. Ela se mostra uma importante peça central para um grupo de aventureiros, mas talvez um pouco difícil de lidar ou controlar no campo da interação social.
Espero que ela seja tão divertida de jogar para vocês quanto tem sido para mim (sim, estou jogando com ela!), e por favor, deixem seus comentários e dicas para que eu possa conhecer a visão de vocês sobre ela!
Créditos de Imagem:
01 Kekai Kotaki ( https://bit.ly/35cz2Ok ) [Capa]
02 Aaron J ( https://bit.ly/35aXhN7 )
03 Bayard Wu ( https://bit.ly/2U4xXSu )
04 Akiman ( https://bit.ly/3kf5nIG )
05 TheRafa ( https://bit.ly/3p8PqYg )
06 Velinov ( https://bit.ly/2IkMSVT )
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