quinta-feira, novembro 21, 2024
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Starfinder Playtest: Classe Precog (Parte 1)

Uma das coisas mais incríveis que pode acontecer ao gostar de uma franquia de RPG é receber toda a atenção e cuidado da empresa responsável no trato com a sua base de jogadores. É realmente um diferencial quando temos acesso a oportunidade de participar da construção de novos elementos que irão permear nossas horas de diversão e jogatina, e é isso que a Paizo nos proporciona com o Starfinder Playtest: Classe Precog!

Um universo de probabilidades com esta nova classe!
Um universo de probabilidades com esta nova classe!

Recentemente meu grupo mais frequente de RPG estava buscando novos ares e sair da Fantasia Medieval, e foi então que uma das coisas mais legais aconteceu. Iniciamos uma campanha de Starfinder que está muito legal!

Apaixonado por oportunidades e combinações, a mecânica do jogo em si, fiquei muito feliz ao saber do lançamento deste Playtest, e gostaria de trazer a vocês as minhas impressões sobre esta classe fresquinha que acaba de ser liberada para testes e que segundo a editora, estará em um novíssimo suplemento a ser lançado em 2021.

Você pode encontrar o link para baixar o arquivo com as regras da classe aqui: Classe Precog

Não deixe de recolher e enviar suas percepções para a editora, que irá recebê-los até 25.12.2020. Você pode encontrar o link para a pesquisa aqui: Pesquisa Playtest

Sem mais delongas, vem comigo conhecer esta nova classe!

Abra sua mente para novas linhas temporais!
Abra sua mente para novas linhas temporais!


O que é um Precog?

Tá, eu sei que você obviamente lembrou dos personagens do filme Minority Report do astro Tom Cruise, e bem, não errou de todo. Tem algo a ver.

Segundo definição da editora, Precogs são uma classe de indivíduos que podem manipular o fluxo do tempo, com a habilidade de explorar paradoxos temporais para prever o futuro e alterar o presente.

Sendo essencialmente uma classe conjuradora, Precogs trazem uma necessária abertura de novas possibilidades para as atuais classes de Starfinder. Todos sabemos que o sistema tem poucas classes (mesmo com suas múltiplas builds, temas e possibilidades, é um pouco frustrante) e as opções de conjuradores estão limitadas a apenas duas. Até agora.

Neste aspecto específico, a classe ser conjuradora em minha avaliação é algo que inclusive a deixa bem poderosa. Suas habilidades naturais por si mesmas já seriam um fator de personalidade e poder consideráveis, mas a adição de magias amplifica o impacto que a classe terá na mesa.

O que mais me chamou atenção na classe não é a novidade em suas mecânicas (muito boas), mas sim a amplitude de possibilidades quanto ao background que seu personagem pode ter. Mais a frente falaremos sobre uma das características de classe, Anchors que invariavelmente estará ligada a seu background, mas não o limita. Um Precog é isso, versatilidade e oportunidades para criar personagens incríveis, com habilidades interessantes e múltiplos focos.

Um Ás do Espaço que ninguém sabe mas se desvincula de sua dimensão temporal adquirindo reflexos sobrenaturais? Sim. Um contrabandista assombrado por visões de um futuro terrível onde a assolação destruiu o universo e não há mais escapatória, então você perdeu a sua paz e passa os dias tentando viver da forma mais divertida, melancólica e proveitosa possível? Sim. Um soldado que lutou contra o avanço de uma raça alienígena que invadiu os Mundos do Pacto e perdeu, sendo expelido através do tempo para centenas de anos no passado com o objetivo de preparar a galáxia para o momento em que tudo irá ruir novamente? Sim (inclusive, meu personagem é baseado neste conceito! Comparações com Cable dos X-Men não podem ser negadas rsrsrsrs)

Viajante do Tempo? Você lembra do Exterminador, eu lembro do Cable!
Viajante do Tempo? Você lembra do Exterminador, eu lembro do Cable!

Um Precog é uma folha em branco, que dependendo de como você o construir com escolhas em características, habilidades e magias, pode assumir múltiplas funções no grupo, como Tanque, Agressor, Especialista, Conjurador e Controlador. Algumas até ao mesmo tempo, claro, com alguma dose maior de esforço. Então prepare-se para fazer escolhas.


A Essência de um Precog


>> Estamina/PVs

Mas você não disse que eles poderiam ser Tanques? Sim! Avançando na compreensão do Playtest, você descobre alguns segredos sobre a classe, onde você tem habilidades que lhe protegem, protegem seus aliados, mitigam dano, aumentam defesas e muito mais, influenciando até em seus pontos de vida e Estamina! Os valores iniciais de Estamina e PVs não são muito animadores, mas confie, as coisas vão melhorar!


>> Bônus Base de Ataques e Resistências

Como esperado de uma classe versátil, o bônus de ataque não é o melhor possível, mas é compensado com o favorecimento ao bônus em Destreza, que favorece o combate, e você não precisa ficar preocupado, pois muitas das escolhas de habilidades que você fará envolvem receber novas chances para atacar, melhorias em bônus para combate e até equilibrar o valor de BBA do Precog com as classes mais combativas. Lindo.

A progressão das Resistências evolui como de uma classe conjuradora. Mais uma vez nenhuma surpresa aqui. Mas a classe compensa com a adição de boas opções entre as magias disponíveis para suprir esta demanda, e mesmo assim, sabemos que Starfinder tem muita variedade de tecnologias que podem auxiliar nos pontos mais fracos dos personagens. Vontade é o melhor bônus, e mais uma vez, Destreza salva aqui, equilibrando as coisas um pouco para os testes de reflexos. Você sabe que testes de Resistências serão algo constante, enfrentando dificuldades, magias, ambientes hostis e até habilidades inimigas, então não vacile em olhar este ponto com atenção quando seus créditos permitirem. E claro. Como sempre, Precog lhe oferece builds e combinações que podem permitir que você tenha melhores possibilidades de vencer estas dificuldades.

É lindo... Mas é perigoso ir pra lá, proteja-se!
É lindo… Mas é perigoso ir pra lá, proteja-se!


>> Atributos Iniciais, Perícias e Proficiências

É claro que nesta etapa você já sabe que tipo de personagem quer fazer, mas invariavelmente sendo um Precog, você vai querer investir em Destreza. É onde estará seu melhor valor inicial. Dependendo de qual caminho seguir (combativo, especialista, técnico, suporte, tanque, atacante e etc.), você irá complementar seus atributos secundários.

O grande benefício aqui é que Destreza é valoroso para ataques à distância e sua defesa pessoal, além de capacidade de pilotagem e sair de algumas enrascadas, então tudo fica ainda melhor.

Raças que contribuem para uma sinergia são androides (minha escolha), humanos e ysokas, mas virtualmente qualquer raça poderia ser uma boa combinação, desde que fortaleça os atributos importantes para seu papel no time. Essa é uma coisa muito boa no sistema de Starfinder.

Ter as Graduações por Nivel de Perícia em 6+ Mod. de Inteligência é uma vantagem sem igual na hora de ter liberdade em customizar seu Precog, pois a quantidade de pontos oferece uma boa possibilidade de investimento em especializações, e unindo isto a uma lista de perícias interessantes, permite que um Precog se vire bem nas situações mais complicadas em que se meter. O foco da lista é literalmente a sobrevivência, então está direcionada neste sentido. Mesmo que você sinta falta de algumas perícias muito requisitadas como Computação, Engenharia ou as de Ciências, lembre-se que você pode vir de uma grande variedade de backgrounds. Por outro lado, senti justamente a falta de Sobrevivência! Tipo, você é retirado de sua Linha Temporal e é jogado na selvageria imprevisível de uma outra Linha Temporal e não tem Sobrevivência!?

O conjunto de Proficiências iniciais se mostram bem interessantes, principalmente podendo escolher Armas Brancas Avançadas, Armamento Longo ou (sim, além das que estão disponíveis, mais uma dentre estas três) Armamento de Atirador logo no primeiro nível, auxiliando a atrelar ainda mais as características do personagem ao seu background.

OBS: ESCOLHA ARMAMENTO LONGO!

O que foi que você disse? Ah, desculpa, você ainda não disse...
O que foi que você disse? Ah, desculpa, você ainda não disse…


Aprendendo a tecer as linhas do tempo!

Chegamos na etapa que todo mundo realmente quer saber! As habilidades!

Por uma questão de fluidez e organização, deixarei algumas habilidades e características para serem debatidas no próximo post, com o objetivo de não ficar muito grande, e para manter uma estrutura de organização.

Aqui alinharemos as habilidades ganhas por níveis, e deixaremos as importantes escolhas de Magias (incluindo as novas), Anchors e Temporal Anomalies para depois.


:: Paradox (1º Nível)

Paradox é a principal habilidade do Precog. Muitas coisas aqui giram em torno desta nova mecânica, que é a ferramenta que permite à classe influenciar o fluxo do tempo.

Particularmente eu gostei bastante da mecânica criada, e ela consiste em receber uma quantidade de rolagens de dados de 20 faces, e anotar cada uma delas. Muitas habilidades Precog permitem que você possa usar um destes resultados no lugar de uma rolagem de d20 indesejada que você realizou. Você não pode utilizar um Paradox duas vezes e também não pode rolar novamente um Paradox. Ele já foi definido, e você não pode rolar ele novamente.

Seu valor de Destreza influencia grandemente na quantidade de Paradox disponíveis, pois você recebe 1 + Metade do Mod. de Destreza (Mínimo 2).

Seus Paradox se renovam diariamente, no momento em que você recupera suas magias, e então você recebe novos Paradox, perde os anteriores e realiza suas rolagens para guardar e utilizar nas enrascadas que estão por vir.

Quanto mais poderoso você fica, aumentam ainda mais os tipos diferentes de testes onde você pode utilizar um Paradox.

Eu achei genial! Literalmente é uma maneira que você possui de influenciar resultados, e mesmo que você chegue a ter resultados baixos para guardar em seus Paradox, existem habilidades que causam debuff’s e você transforma resultados positivos de inimigos em resultados negativos!

Você também recebe um Focal Paradox (veja mais no próximo post), que proporciona uma aptidão particular vinculada à sua escolha de Anchor, e toda vez que você utiliza um Paradox neste tipo de teste, você automaticamente ganha mais um Paradox, e você pode utilizar este efeito uma vez por dia.

A Compreensão Suprema do Tempo... Que Conceito!
A Compreensão Suprema do Tempo… Que Conceito!

:: Chronomatic Defense (3º Nível)

Geralmente o terceiro nível em Starfinder representa um surto de poder quanto às habilidades, e como Precog temos como uma das novas possibilidades a oportunidade de gastar um uso de Paradox para utilizarmos nós mesmos ou garantir a um aliado um bônus para Classe de Armadura até o fim do próximo turno. Este bônus inicia no valor do Paradox usado com um bônus máximo de 2 (lembra que eu falei sobre a usabilidade para os valores baixos?). Este valor aumenta no 7º nível (até +3 na Classe de Armadura), no 13º nível (até +4 na Classe de Armadura) e também no 18º nível (até +5 na Classe de Armadura).

A descrição da habilidade sinaliza que enquanto você cresce em poder e experiência quanto a suas habilidades temporais, você passa a conseguir executar movimentos e gestos especificamente precisos em momentos que venham auxiliar a si e a outros a evadir de ataques inimigos e perigos. Incrível!


:: Temporal Aggression (4º Nível)

Você recebe a habilidade de visualizar múltiplas timelines e adquire a capacidade de escolher precisamente qual o momento que irá infligir a maior quantidade de dano a seus oponentes.

Você passa a poder utilizar um Paradox quando precisa realizar uma rolagem de dano, desde que o valor deste Paradox esteja dentro do range do dado de dano da ação.

Explico: Se você tem um Paradox em que tirou um 8 no d20, pode utilizar ele como um Temporal Aggression pois sua arma tem um valor de dano de d10. Do contrário, se você tem um valor de 10 em um Paradox, e sua arma causa d8 de dano, você não tem permissão para utilizar.

No 6º nível, você passa a ter a capacidade de influenciar inclusive as rolagens de dano de seus aliados!

É isso. Estou apaixonado! Hahahaha executar um Temporal Aggression em um momento chave e alterar a rolagem de dano para afetarmos um tiro que pode mudar tudo! Querooo!

É bem mais fácil acertar já sabendo sabendo o momento certo!
É bem mais fácil acertar já sabendo sabendo o momento certo!

:: Paradoxical Acceleration (10º Nível)

Olha, aqui temos uma habilidade soberba!

Você aprende como investir sua própria reserva pessoal de energia para alimentar seu poder e aumentar a sua visualização sobre a timeline.

Como uma Ação Padrão, você pode investir 3 Pontos de Determinação e receber um Paradox.

A partir deste nível, sua maestria sobre o tempo recebe um grande reforço! Isto significa mais oportunidades de uso de suas principais habilidades, além de controle sobre a utilização de seus poderes mesmo em momentos chave onde já tenha gasto seus recursos.


:: Choromatic Flow (12º Nível)

O seu domínio sobre o fluxo de tempo se expande, e você adquire a capacidade de executar suas magias no exato momento em que é necessário para maximizar seus efeitos.

Como uma Ação Rápida, você passa a ter o poder de aumentar a Jogada de Resistência necessária para uma sua magia conjurada durante seu turno.

Este bônus inicia no valor do Paradox usado com um bônus máximo de 2 (lembra que eu falei sobre a usabilidade para os valores baixos?). Este valor aumenta no 16º nível (até +3 na Jogada de Resistência) e também no 19º nível (até +4 na Jogada de Resistência).


:: Timeless Paragon (20º Nível)

Chegamos à apoteose da classe, e aqui temos uma das melhores habilidades que podemos receber!

A descrição da habilidade define que o Precog passa a existir em perfeita sincronia com sua timeline, ganhando um nível impressionante de controle sobre sua própria existência.

Além de não envelhecer ou poder sofrer mais uma morte por idade avançada, você adquire o poder de uma vez por semana funcionar como se estivesse sob efeito de um mnemonic editor, lhe permitindo mudar até um máximo de 2 últimos níveis de escolhas e decisões realizadas em seus níveis de personagem.

Se você usar um editor mnemônico, pode desfazer 2 níveis de personagem em decisões sobre quais níveis de classe você escolheu, quais talentos você selecionou, como você aplicou qualquer aumento baseado em nível aos valores de habilidade, como você atribuiu novos níveis de habilidade e demais escolhas relacionadas. Todas as decisões que você fez como resultado de avançar sobre os 2 níveis de personagem anteriores que você ganhou são desfeitas. Em seguida, você faz novas seleções, incluindo novos níveis de classe, talentos, habilidades e similares, como se você tivesse recuperado os 2 níveis de personagem que faltavam. Siga o processo normal de avanço do seu personagem em cada um desses 2 níveis.

Archives of Nethys

Uma vez por mês você pode executar a mesma ação, mas pode escolher modificar até 10 níveis de personagem!

Uma vez por ano, você pode mudar até 20 níveis de personagem completamente!

Em todas estas mudanças que você pode realizar, você não pode alterar seus níveis na classe Precog, apenas os níveis de personagem que não são referentes a ela.

Basicamente, além deste ponto de sua existência, você adquire tanto controle que pode reescrever a si mesmo continuamente! Genial!

E além disto, uma vez por semana você adquire a habilidade de conjurar a novíssima magia Rewrite Time (sim, você leu direito!) como uma habilidade Similar a Magia.

Veremos sobre esta magia no próximo post!


E aqui finalizamos esta primeira parte da análise da classe em Playtest, e iremos cobrir no próximo post muitas das escolhas que você terá de realizar no decorrer da sua carreira para o domínio do tempo!

Não perca!

Quem não gostaria de jogar neste mundo?



Créditos de Imagem:

01 Imagem Oficial Starfinder [Capa]
02  MeanHouseArt
03  Blacc360
04 Summerset
05  John Harris
06  James Ryman
07 Sava-G
08 Agri Karuniawan
09 Imagem Oficial Starfinder [Encerramento]


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