Build de Druida: Subclasse Círculo da Lua para Baldurs Gate 3
Visão geral do Druida
O Druida é uma das classes mais versáteis e complexas em Baldur’s Gate 3, oferecendo uma gama de habilidades que vão desde a conjuração de magias até a transformação em várias Formas Animais. Esta classe é conhecida por sua estreita ligação com a natureza, o que lhe confere poderes únicos e a capacidade de assumir a forma de diferentes animais para se adaptar a várias situações de combate e exploração.
Magias: Os Druidas têm acesso a uma ampla variedade de magias, que incluem cura, controle de multidões e dano. Eles podem escolher novas magias à medida que sobem de nível, tornando-se cada vez mais versáteis em combate e fora dele.
Formas Animais (Wild Shape): Uma das características mais notáveis dos Druidas é a habilidade de se transformar em diferentes animais. Esta habilidade é particularmente potencializada na subclasse Círculo da Lua, que permite transformações mais frequentes e em criaturas mais poderosas.
Concentração e Cura: Druidas são excelentes em manter magias de concentração ativas enquanto curam ou causam dano, tornando-os uma adição valiosa a qualquer grupo.
Versatilidade: Com uma gama tão ampla de habilidades, os Druidas podem se adaptar a quase qualquer situação, tornando-os uma das classes mais flexíveis do jogo.
Diferenças entre subclasses
Em Baldur’s Gate 3, os Druidas têm três subclasses principais: Círculo da Lua, Círculo da Terra e Círculo dos Esporos. Cada uma dessas subclasses oferece um conjunto único de habilidades e focos temáticos que podem mudar drasticamente o seu estilo de jogo e influenciar o tipo de Build de Druida. Abaixo, detalho as características de cada uma:
Círculo da Lua
O Círculo da Lua é uma subclasse de Druida que tem um foco muito mais pesado na característica de Forma Selvagem. Se você gosta de se transformar em diferentes criaturas e quer fazer isso de forma mais eficaz, essa subclasse é para você. Os Druidas deste círculo podem se transformar em criaturas massivas e elementais primordiais. Eles são ideais para jogadores que querem estar na linha de frente do combate, usando suas formas animais para causar dano e absorver ataques.
Círculo da Terra
O Círculo da Terra é composto por místicos e sábios que protegem o conhecimento e os rituais antigos. Eles são os sacerdotes-chefes de comunidades que seguem a Velha Fé e servem como conselheiros para os governantes dessas comunidades. Esta subclasse é mais adequada para aqueles que preferem um papel de suporte, fornecendo buffs e curas para a equipe, enquanto ainda têm a capacidade de causar dano quando necessário. A magia de um druida deste círculo é influenciada pela terra onde foram iniciados nos ritos misteriosos do círculo.
Círculo dos Esporos
O Círculo dos Esporos vê a morte e o crescimento fúngico como apenas outra parte da vida. Eles podem manipular esporos para se aprimorar e prejudicar seus inimigos. Esta subclasse é única porque permite ao Druida explorar aspectos mais sombrios da natureza e da vida. Eles são particularmente eficazes em controlar o campo de batalha e podem até trazer uma abordagem mais necromântica ao tradicional papel do Druida.
Raças Mais Eficientes para Druidas
Primeiro precisamos considerar que em Baldurs Gate 3 as raças trazem poucas vantagens quando você passa do nível 5. No máximo um Truque ou Benefício geral (como a vida extra do Anão) ou uma perícia ou outra a mais que no geral são supridas por boas escolhas de itens mágicos. Mas quando se está jogando essas pequenas vantagens acabando gerando confortos e facilidades. Por isso vamos detalhar aqui:
Especialistas
Especialista é o personagem que lidará com acessar lugares difíceis, abrir/arrombar coisas e passar por armadilhas. A classe Druida é talvez a menos indicada para esse propósito a menos que você queira combinar com outras classes. Mas vamos lá…
Deep Gnome (Gnomo das Profundezas)
Superior Darkvision (enxerga 24m no escuro), Stone Camouflage (vantagem em testes de Furtividade).
Deep Gnomes são excelentes para druidas que querem se especializar em habilidades furtivas e de exploração, graças à sua vantagem em testes de Furtividade e visão no escuro superior.
Wood Elf
Proficiência em Furtividade e Percepção, Resistência a Charm e imunidade a Sono.
Como os Druidas tem uma quantidade média de perícias, ganhar mais 2 é um grande diferencial. Além de resistência a Charm que é algo bem comum no jogo. Eles também 1,5m a mais de deslocamento, o que é bem útil.
Healers
Os Druidas são bons Healers (Curadores), não se comparam a um Clérigo da Vida, mas cumprem bem esse papel se você quiser ter uma experiência diferente no jogo. Escolha a Subclasse Circulo da Terra para ganhar magias extras e qualquer uma dessas raças:
Todos os Elfos ganham Percepção como Perícia adicional, que funciona muito bem com o atributo principal do Druida que é Sabedoria.
High Elf: Cantrip adicional da lista de magias de mago.
Wood Elf: Proficiência em Furtividade e deslocamento maior (+1,5 m).
Drow e Seldarine Drow: Feitiços adicionais como Faerie Fire e Darkness.
High Half-Elf: Cantrip adicional da lista de magias de mago.
Wood Half-Elf: Proficiência em Furtividade e Percepção.
Drow Half-Elf: Feitiços adicionais como Faerie Fire e Darkness.
Tankers
Anões e Half-Orc (Meio-orc) são ambos muito funcionais para serem tankers de qualquer tipo. O Meio-Orc por ter a habilidade de uma vez que a vida dele chegue a 0 ele volta para 1 de vida (cai/levanta) e o Anão por ganhar vida Extra que de todas as habilidades raciais é a que trás mais impacto no longo prazo do jogo. O Anão do Escudo não acrescenta nada para um Druida.
Gold Dwarf: Dwarven Toughness (Robustez Anã = vida extra)
Duergar: Superior Darkvision, Duergar Resilience, feitiços como Enlarge (é usar a Forma Animal para receber um dano extra) e Invisibility.
Half-Orc: Relentless Endurance, Savage Attacks, Proficiência em Intimidação.
Anões e Meio-orcs são excelentes para druidas que querem estar na linha de frente. Eles têm habilidades que aumentam sua resistência e eficácia em combate corpo a corpo.
Cada uma dessas raças e sub-raças oferece vantagens únicas que podem ser alinhadas com diferentes subclasses de Druida para criar um personagem verdadeiramente único e eficaz.
Progressão de Nível a Nível de Druida do Circulo da Lua para Baldurs Gate 3
Nível 1: Cantrips e Magias Iniciais
Decisão: Escolha de Cantrips e magias de nível 1.
Opções: Dependendo da sua raça e subclasse, você pode querer focar em magias de cura, controle ou dano.
Nível 2: Escolha da Subclasse
Decisão: Escolher entre Círculo da Lua, Círculo da Terra e Círculo dos Esporos.
Opções:
Círculo da Lua: Melhor para quem quer focar em Formas Animais (Recomendado).
Círculo da Terra: Ideal para aqueles que querem ser mais versáteis em magia.
Círculo dos Esporos: Ótimo para quem quer um estilo de jogo mais agressivo e controlador.
Nível 3: Magias de Nível 2
Decisão: Escolha de magias de nível 2.
Opções: Novamente, isso dependerá da sua subclasse e estilo de jogo.
Nível 4: Aumento de Atributo ou Novo Talento
Decisão: Aumentar um atributo ou escolher um novo talento.
Opções:
Aumento de Atributo: Sabedoria é geralmente a melhor escolha para druidas.
Novo Talento: Dependendo da sua raça, você pode querer um talento que complemente suas habilidades raciais.
Nível 5: Magias de Nível 3
Decisão: Escolha de magias de nível 3.
Opções: Escolha magias que complementem sua subclasse e estilo de jogo.
Nível 6: Novas Formas Animais
Decisão: Desbloqueio de novas Formas Animais.
Opções: A escolha aqui é mais limitada e geralmente determinada pela sua subclasse.
Nível 7: Magias de Nível 4
Decisão: Escolha de magias de nível 4.
Opções: Continue a complementar sua subclasse e estilo de jogo.
Nível 8: Aumento de Atributo ou Novo Talento
Decisão: Aumentar um atributo ou escolher um novo talento.
Opções:
Aumento de Atributo: Continuar a aumentar a Sabedoria é geralmente uma boa ideia.
Novo Talento: Escolha um talento que complemente suas habilidades e estilo de jogo.
Nível 9: Magias de Nível 5
Decisão: Escolha de magias de nível 5.
Opções: Escolha magias que fortaleçam seu papel no grupo.
Nível 10: Novas Formas Animais
Decisão: Desbloqueio de novas Formas Animais.
Opções: A escolha aqui é mais limitada e geralmente determinada pela sua subclasse.
Nível 11: Magias de Nível 6
Decisão: Escolha de magias de nível 6.
Opções: Escolha magias que complementem sua subclasse e estilo de jogo.
Nível 12: Aumento de Atributo ou Novo Talento
Decisão: Aumentar um atributo ou escolher um novo talento.
Opções:
Aumento de Atributo: Aumentar a Sabedoria é geralmente a melhor escolha.
Novo Talento: Escolha um talento que complemente suas habilidades e estilo de jogo.
Esta é uma visão geral da progressão de nível para Druidas em Baldur’s Gate 3, considerando as diferentes raças e subclasses disponíveis. Cada nível oferece decisões importantes que podem afetar significativamente o seu estilo de jogo e eficácia em várias situações.
É exatamente isso que você leu no título. Uma campanha de RPG infinita onde o…
Druida Nível 4, 8 e 12: Aumento de Atributo ou Novo Talento?
Opções de Talento:
Observador: Este talento pode ser útil para Druidas de todas as subclasses, pois aumenta sua Sabedoria, que é o principal atributo para suas magias.
Resiliente: Escolher este talento e aplicá-lo à Constituição pode ajudar a aumentar sua resistência, algo útil para todas as subclasses de Druida.
Mobilidade: Este talento é particularmente útil para Druidas do Círculo da Lua que frequentemente usam Formas Animais para se envolver em combate corpo a corpo.
Conjurador de Ritual: Este talento pode ser útil para Druidas que querem ter mais versatilidade em suas opções de magia sem ter que prepará-las.
Warcaster (Magias de Guerra): Para Druidas que se encontram frequentemente na linha de frente, este talento pode ajudar a manter a concentração nas magias, o que é crucial para a eficácia em combate.
Sugestões por Subclasse:
Círculo da Lua: Mobilidade ou Resiliente são boas opções, já que você estará frequentemente em combate corpo a corpo em Formas Animais.
Círculo da Terra: Conjurador de Ritual ou Observador podem ser mais úteis aqui para aumentar sua versatilidade mágica ou potência.
Círculo dos Esporos: Magias de Guerra ou Resiliente podem ser úteis, já que esta subclasse tem um estilo de jogo mais agressivo e frequentemente usa magias que requerem concentração.
Combo de Druidas do Circulo da Lua
Nível 1
Cantrips Recomendados: Thorn Whip e Shillelagh Feitiços de Nível 1: Entangle, Faerie Fire, Healing Word, Longstrider
Estratégias e Táticas
Use Thorn Whip para puxar inimigos para perto de você e seus aliados.
Shillelagh é excelente para quando você é forçado a entrar em combate corpo a corpo.
Entangle e Faerie Fire são ótimos para controle de área e dar vantagem aos seus aliados.
Tenha Sabedoria 17. Isso fará toda diferença para você posteriormente.
Nível 2
Subclasse: Círculo da Lua Novo Feitiço de Nível 1: Thunderwave
Estratégias e Táticas
Agora você pode usar Wild Shape (Forma Animal) como uma ação bônus, permitindo que você transforme e ataque no mesmo turno.
Thunderwave é ótimo para criar espaço e combina bem com Entangle.
Nível 3
Feitiços de Nível 2: Moonbeam, Spike Growth
Estratégias e Táticas
Moonbeam é excelente para dano em área.
Spike Growth é ótimo para controle de área e dano ao longo do tempo.
Lembre-se sempre de Conjurar a magia e DEPOIS a Forma Animal.
Nível 4
Talento Recomendado: Melhoria de Habilidade (Aumentar Sabedoria para 18 ou 19) Novo Feitiço de Nível 2: Heat Metal Novo Cantrip: Guidance (Sempre útil ter isso em mais de um personagem no grupo)
Estratégias e Táticas
Heat Metal é excelente para enfraquecer inimigos poderosos.
Guidance é um cantrip útil para dar um bônus em testes de habilidade.
Nível 5
Feitiços de Nível 3: Call Lightning, Sleet Storm
Estratégias e Táticas
Call Lightning é ótimo para dano contínuo e talvez a magia que você mais utilizará para dano em combates com equilíbrio de poder entre você e nos oponentes.
Sleet Storm é excelente para controle de área e interrupção de conjuração.
Nível 6
Novas Formas Selvagens: Pantera, Owlbear
Estratégias e Táticas
Use suas novas formas selvagens para maior versatilidade em combate.
Aqui você sai de um personagem normal para uma máquina de dano muito feroz! O Owlbear para mim é a melhor forma animal do jogo. Fica ligado que ele tem duas formas de “pulo”: Um pulo normal e um voo que quando ele cai no chão causa dano em área. Eu demorei para perceber isso. Outro ponto importante é que o Ursão ao entrar em fúria causa medo em área, inclusive nos próprios aliados, por isso a melhor estratégia é ter um Bardo bufando o grupo com Heroísmo para batalhas mais sérias.
Ai a estratégia é sempre a mesma: Conjura uma magia para o contexto que você está e se transforma em ursão coruja. Limpa tudo!
Níveis 7
Feitiços de Nível 4: Plant Growth, Conjure Woodland Beings
Estratégias e Táticas
Use suas novas formas selvagens em combate.
Plant Growth e Conjure Woodland Beings são ótimos para controle de área e suporte. Só tenha em mente que a Dríade da magia Woodland Beings não pula, isso é um inconveniente muito chato quando você está em lugares que tem que ficar pulando porque a magia acaba sendo inútil. Use com sabedoria (ba dun tis!).
Aqui você sai de um personagem normal para um tanker, suporte, CC e DPS animal (ba dun tis! Desculpa foi a ultima vez com os trocadilhos).
Nível 8
Talento Recomendado: Melhoria de Habilidade (Aumentar Sabedoria para 20 e aumentar Constituição) Novo Feitiço de Nível 4: Ice Storm Nova Forma Selvagem: Tigre Dente-de-Sabre
Estratégias e Táticas
Ice Storm é ótimo para dano em área e controle.
A forma de Tigre Dente-de-Sabre é excelente para derrubar inimigos resistentes.
Nível 9
Feitiços de Nível 5: Conjure Elemental, Insect Plague
Estratégias e Táticas
Conjure Elemental oferece um aliado poderoso em combate. Funciona maravilhosamente bem com a Forma Animal.
Insect Plague é excelente para controle de área.
Nível 10
Novas Formas Selvagens: Dilophosaurus, Myrmidons Elementais Novo Cantrip: Produce Flame ou Resistance Novo Feitiço de Nível 5: Mass Cure Wounds
Estratégias e Táticas
Use suas novas formas selvagens para estratégias específicas, como derreter a CA do inimigo como um Dilophosaurus.
Mass Cure Wounds é excelente para cura em grupo.
Níveis 11-12
Feitiços de Nível 6: Heroes’ Feast, Heal, Wall of Thorns Talento Recomendado: Warcaster
OBS importante: Se for jogar com um Healer, ele terá que estar com Sabedoria 20 nesse nível. Faz muita diferença.
Conclusão sobre Build de Druidas em BG3
Os Druidas do Círculo da Lua são uma classe extremamente versátil que oferece uma gama de opções estratégicas, seja você um tanque, um controlador de área ou um lançador de feitiços. A habilidade de mudar de forma permite uma adaptabilidade única no campo de batalha, enquanto uma seleção cuidadosa de feitiços e talentos pode maximizar tanto o seu potencial de dano quanto suas capacidades de suporte.
Ao seguir este guia, você estará bem preparado para enfrentar os desafios que surgirem, seja qual for o cenário de sua campanha. Lembre-se, a chave para ser um Druida eficaz é a adaptabilidade. Não tenha medo de experimentar diferentes combinações de feitiços e formas selvagens para encontrar o que melhor se adapta ao seu estilo de jogo e às necessidades da sua equipe.
Então, prepare-se para mergulhar na natureza selvagem e desencadear o poder ancestral que flui através de você. Seja você um guardião da floresta, um mestre dos elementos ou um xamã feroz, o mundo de Dungeons & Dragons é muito mais rico com um Druida do Círculo da Lua em ação.