Salve os que nos consagram, incauto leitor! No ano do acerto crítico – para o mal ou para o bem – a Galápagos Jogos lança a caixa introdutória do Dungeons & Dragons 5ª Edição.
Acertou de novo. A caixa D&D Starter Set lançada no Brasil pela Galápagos Jogos é a ferramenta ideal para introduzir novos jogadores no hobby e novos jogadores na 5ª edição de D&D.
Eu sou um amante das caixas de RPG desde a era gloriosa do AD&D onde eram lançadas caixas e mais caixas. A então dona dos direitos do D&D, a finada TSR, era especialista em produzir essas maravilhosas caixas trazendo regras básicas e compostas do AD&D e expandindo cenários em detalhes fascinantes.
A WotC, atual dona da marca, atendeu aos pedidos – algo que vem fazendo de forma magistral – e produziu a primeira caixa para a 5ª Edição do RPG mais jogado do mundo. Um guia rápido para você e sua turma se embrenharem no cenário de Forgotten Realms para enfrentar os mais diversos tipos de desafios.
A caixa D&D Starter Set é ótima! É muito mais do que se espera!
D&D Starter Set, agora trazido ao Brasil pela Galápagos Jogos, traz um conjunto de regras rápidas que simplifica o processo de aprendizagem do sistema. Além disso, ela pede ajuda e ensina as fases do jogo de RPG. São movimentos claros capazes de imergir o grupo na aventura que, bem escrita, traz muito do tom desejado pela equipe de designers de D&D.
A caixa te oferece uma experiência “rápida” do jogo e foi preparada para levar o grupo até o nível 5 que pode não parecer muito à primeira vista, mas renderá horas e horas de muita emoção.
Pensando nos novos jogadores de RPG e do sistema, o D&D Starter Set se apoia em personagens prontos que casam bem com a proposta da aventura, ajudando a contar uma história que poderá levar da tragédia à satisfação total – eu que o diga. Afirmo porque experimentei a aventura com os personagens prontos e com personagens criados pelo grupo.
A proposta da caixa é a aprendizagem rápida das regras básica do jogo e ela cumpre bem essa tarefa quando simula situações simples e complexas para cada personagem dando utilidade para todos. Ela também não exige muito do DM novato e de fpa orma direta incentiva e traz dicas de como levar o jogo. Que pode parecer repetitivo para quem está mais acostumado, mas que se torna indispensável para que novos jogadores possam ter uma experiência completa e não se percam no meio do caminho.
A caixa D&D Starter Set lançada no Brasil pela Galápagos Jogos apresenta um livreto contendo a aventura que a princípio pode parecer tola, A Mina Perdida de Fandelver, mas que se desbravada trará muita emoção para o grupo. Ela mistura ação e intriga através de uma gama de NPCs interessantes e monstros dos mais diversos tipos. A missão é colocada de forma clara para aumentar a interação e suas consequências ainda mais expostas caso o grupo não atinja o objetivo. A aventura é assinada por Richard Baker e Christopher Perkins. Richard Baker é autor de vários de livros de D&D da 3ª e 4ª edição, enquanto o Sr. Perkins – como eu gosto de chamar – é o atual designer chefe de aventuras de D&D.
Funcionou bem
Outro ponto que quero compartilhar com você, incauto leitor, é a minha experiência com o D&D Starter que foi muita boa já que foi uma das primeiras aventuras que mestrei da 5ª edição e junto com a Curse of Strahd – conversaremos sobre ela outro dia – foi a aventura que mais mestrei na vida.
A caixa em si não é um primor como material, pois entendo que outros elementos deveriam acompanhá-la e isso foi corrigido no Essentials Kit – aguarde um papo sobre ele no futuro -, mas como ferramenta de aprendizado, sim. Ela é feita de papelão rígido com espaço para outros materiais e se transforma em caixinha para rolar dados. Além de tudo isso, ela ainda traz um conjunto de dados opacos de boa qualidade.
Ainda dentro da minha experiência com o D&D Starter Set, a ferramenta trouxe muitos jogadores para o jogo sendo o primeiro contato com RPG e a 5ª edição. Lembro de ter mestrado um trecho para três grupos em um evento que participei, enquanto um dos amigos mestrava para cinco grupos. Na época do seu lançamento em inglês foi um material com preço acessível e essencial para os primeiros passos do D&D no mundo. Confesso que estou com uma sensação parecida com o lançamento nacional e espero que impressione e traga muita gente para dentro do hobby. Essa é a principal missão do D&D Starter Set.
Link do D&D Starter Set com outros produtos
Outra preocupação da equipe de designers da WotC com a atual edição de D&D é o link com outros produtos. Eles estão produzindo de forma que as aventuras oficiais e materiais de apoio criados pelos autores do DMs Guild “conversem”, que seja realmente algo especial. E na sequência da aventura você pode engatilhar com outra aventura oficial a sua escolha ou partir para o próximo nível com outra caixa, a que já comentamos, o Essentials Kits. Mas primeiro vamos nos concentrar nessa linda caixa para depois nos aprofundarmos no que vem por aí.
Bons dados!
Veja mais artigos de Old Paladin aqui.