Salve aventureiros! Depois de anos acompanhando RPG de mesa, pude perceber que duas grandes tribos se formaram: a primeira é a dos “combeiros” (focados majoritariamente em mecânica); e a segunda é a dos roleplayers (focados majoritariamente em interpretação). Tenho amigos em ambas as tribos, por isso, eu jogo os dois tipos de mesa. A personagem abaixo foi criada como um combo para jogar Dungeons and Dragons 5.0 no cenário de Forgotten Realms, mas é completamente adaptável a qualquer cenário.
Se você não gosta de combos e não se preocupa com mecânica de fichas, talvez curta mais esse artigo que escrevi: Seis tramas da Literatura Clássica aplicadas ao RPG. Como ninguém aqui é reducionista, pode ser que você queria ler os dois artigos, está mais do que convidado!
Ficha de Personagem – Bard Rogue Cleric
A ideia para essa personagem nasceu a partir da necessidade de radicalizar o conceito “faz tudo” usando a edição 5.0 do Dungeons and Dragons ou DnD para os íntimos. Essa personagem será um criminosa convicta que ficou famosa por roubar tomos e artefatos místicos variados. Por essa razão, ela será nossa primeira ficha nível 20 do Orc & Roll!
Armalis Goodmoon
Atributos e ficha de personagem
Nível: 20.
Antecedente: Criminosa.
Força | 8 | -1 |
Destreza | 15+1* | +3 |
Constituição | 10 | 0 |
Inteligência | 12 | +1 |
Sabedoria | 13+1* | +2 |
Carisma | 15+2*+1** | +4 |
Bônus raciais de Meia-elfa.
+ 2 em Carisma
+ 1 em Destreza
+ 1 em Sabedoria
Skills adicionais: Sleight of Hand e Perception (Truque de mão* e Percepção)
Idioma adicional: Dracônico.
* Racial – ver “Bônus Raciais” acima.
** Talento – ver progressão abaixo.
Progressão de Personagem – De Nível 1 a 20 nível de maneira otimizada
Ao pensar no nível 1 você tem que ter em mente que a maior parte das skills e várias tools vão estar disponíveis até o final da progressão, então foque em ter skills que tornem o nível 1 mais divertido para você. Foque primeiro em skills que usam seus bons atributos em Destreza e Carisma como Stealth, Persuasion, Deception e Sleight of Hands (Furtividade, Persuasão, Enganação e Prestigiação).
No nível 2 Armalis conseguirá sua iniciação como Clériga de Oghma (Deus do Conhecimento) e escolherá o Domínio do Conhecimento, ganhando as skills Arcana e History (Conhecimento Arcano e História). O detalhe é que ficará com a proficiência dobrada nessas skills.
No nível 3 Armalis começa a estudar, através das graças de Oghma, e descobre uma outra forma de magia: feita através da leitura dos versos e poemas. Ela pegará 1 nível de Barda. Fazendo juz a mais uma Skills que será Performance e aprenderá a tocar Flauta.
Não podemos esquecer da Habilidade de Bardo Expertise e nela selecionaremos Stealth (Furtividade) e Investigation (Investigação) fazendo ela virtualmente capaz de encontrar e desarmar qualquer armadilha.
Aqui, são ganhas 3 skills adicionais: Survival (Sobrevivência), Acrobatics (Acrobacia) e Religion (Religião). E claro, não podemos esquecer da habilidade Cuttings Words que faz com que, através de uma reação, ela possa impor redução aos testes dos inimigos (muito útil contra inimigos únicos).
Colégio do Conhecimento
Armalis continuará avançando seus níveis como Barda após dominar o Colégio do Conhecimento: nada mais justo para um clériga do deus do conhecimento. Ela ganhará o seu primeiro Talento ou Atributo adicional no Nível 4 de Barda. No meu caso, escolho Alert (Alerta) que não deixa você ser surpreendido (reduzindo muitos problemas em combate) e +5 em iniciativa.
Sugestão de Magias – Truques: Viscius Mockery, Dancing Lights, Mage Hand, Guidance e Spare the Dying. Circulo 1: Healing Word, Protection from Evil, Detect Magic e Shield of Faith.
Ao todo serão 6 cantrips (truques) e 10 magias de conhecidas. Essas acima são as totalmente indispensáveis. O truque mais importante será o Guidance que aumenta em 1d4 os testes de uma skill (em média 12,5% a mais de chance de sucesso).
Estamos com nível total 6
Agora são 4 níveis de barda, 1 de clériga e 1 de ladina. Neste momento Armalis volta a se aventurar pelo mundo, e ganha mais 3 níveis como Ladina.
Ladina nível 2 e 3 oferecem habilidades altamente complementares a nossa construção, principalmente escolhendo o Arquétipo Ladino Thief (Ladrão). Além do Sneak Attack do Ladino, ganha-se Fast Hands que permite usar a Cunning Action (Nível 2) também para Sleight of Hands (Truque de Mãos*) – leia-se aqui roubar, bater carteiras e fazer mini diversas coisas divertidas – como uma ação bônus.
E o mais importante é o Expertise, que agora pegaremos para Deception (Enganação) e Sleight of Hands (Truque de Mãos*). Dobrando a proficiência nessas duas skills.
Ladina nível 4 fará Armalis ganhar outro Talento ou Atributo, escolhemos aqui o talento Actor (Ator), que além de dar +1 de Carisma, concede vantagem em Deception (Enganação) e Performance. Além de te dar a habilidade útil de imitar outras criaturas.
Incrementando dano
A essa altura a personagem é capaz de praticamente tudo envolvendo interações sociais: pode dar suporte em cura; tem habilidades úteis de buff e debuff em combate. Contudo, ainda falta a capacidade de causar mais dado e falhar menos nos testes, mas isso só pode ser obtido com nível 11 de Ladino, por isso a progressão mais comum é focar em upar Bardo antes, mas não é obrigatório. Vou focar aqui como Bardo, apenas para exemplo.
Armalis, ao se aventurar pelo mundo, conhece muitas músicas, histórias e experiências incríveis por isso ela vai para nível 8 como Barda, totalizando 13 níveis como personagem.
Nos níveis 5 a 8, entram as habilidades que talvez sejam uma das maiores flexibilizações do Bardo, a Additional Magical Secrets que permite você escolher duas quaisquer magias que você tenha nível para conjurar (no caso 5º círculo). Temos aqui uma vasta lista de opções, eu gosto muito de pegar Find Steed (que é uma magia de paladino) que permite você invocar permanentemente uma montaria.
Aqui o jogador vai definir o estilo do personagem, podendo trazer Bola de Fogo a ilusões ou a magias como Fly, Dispel Magic, Haste, Tiny Hut, Revivify e Tongues.
Agora no nível 8, aproveitando que o Carisma está ímpar (se você maximizou, ele é 17 agora) que pegamos uma dos melhores talentos para sobrevivência do sistema: Elven Accuracy (com +1 em Carisma). Esse talento faz com que, sempre que você tenha vantagem usando Destreza, Inteligência, Sabedoria ou Carisma, você possa re-rolar o resultado final do seu teste.
A partir desse momento, Armalis encerra seus estudos como barda e vai se dedicar intensamente a bandidagem (risos).
Vamos do nível 5 ao 11 como Ladina, completando os 20 níveis de personagem
Diversas habilidades são recebidas, mas somente no nível 6, 8 e 10 existem escolhas, por isso focarei nesses.
Nível 6: aqui Armalis recebe a terceira Expertise e é importante ter Persuasion (Persuasão), que é usado para se livrar de poucas e boas que se mete. A outra pode ser o que mais te agradar. Eu optei por Thieves’ Tools (ferramentas de ladrão) porque não gosto de deixar o grupo em maus lençóis por falhas bestas.
Nível 8: como falei no começo, agora estamos focando um pouco mais nos combates, por isso Tough se faz necessário (+2 pontos de vida por nível). Outra opção é pegar Resilient (Wisdom) e adicionar +1 de Sabedoria e proficiência em Sabedoria para resistências. Acho que nesse nível dependerá mais da pegada da campanha. Outra opção interessante é o Dungeon Delver, para aventuras com muitas masmorras.
No nível 10, uma extensão da opção anterior é uma opção com Mobile (melhorando suas habilidades de fuga) ou Lucky (permite você re-rolar até 3 testes quaisquer por descanso longo) se você for doente por precisão estatística.
Por fim, você receberá Reliable Talent que permite escolher fazer o D20 virar um 10 em qualquer teste que você aplique seu modificador de proficiência de 9 ou menos. Fazendo praticamente nenhum teste seu falhar! Ter skills insanamente elevadas, ser rapaz de soltar magias e ainda tem uma mobilidade maravilhosa.
OBS.: Todas as skills relevantes estarão disponíveis para você agora. Assim fechamos nosso combo para jogar Dungeons and Dragons 5.0.
Mecânica
Temos uma personagem com todas as skills com testes superiores a 10, e Deception, Persuasion, Sleight of Hands e Stealth em 15 ou mais. Ou seja, em qualquer teste de skills você tirará no mínimo 20. Gerando em nível 20 de personagem uma média de 70% a 90% de chance de sucesso em qualquer teste.
É importante falar que não estou adicionando aqui que a maior parte dos testes serão feitos com vantagens (ver talentos Actor e Elven Accuracy, ver habilidade Supreme Sneak), aumentando ainda mais as chances de sucesso da personagem.
Com os testes passivos, você será virtualmente será impossível cair em alguma surpresa, protegendo o grupo com muita habilidade.
Um conjunto de magias úteis e flexíveis de bardo de nível 8. vale aqui destacar a incrível e extremamente flexível Polymorph como uma das magias mais relevantes. Mas se você gosta de clássicos Charm Monster é incrível também, só tem que escolher bem em quem você a usará.
E some a isso tudo 6d6 de dano resultando num output médio de dano de 26 pontos em combates estratégicos com grupo (onde você flanqueie o adversário). Elevando você a uma categoria de dano médio alta (de 25 a 30 pontos de dano na média).
Para fechar uma iniciativa de +11, que se considerarmos os monstros de ND 20 a 30, Armalis terá quase 70% de chance de agir antes dos inimigos.
Conclusão e convite
Você quer saber quais itens mágicos funcionam melhor com esse combo para jogar Dungeons and Dragons 5.0? Quer saber o background completo com tudo que Armalis Goodmoon passou em sua vida, comente aqui. Se mais de 10 pessoas diferentes comentarem faremos um artigo adicional complementar.